Programa Residência Pedagógica e o estágio supervisionado : principais diferenças na inserção profissional de futuros docentes
Visualizar/abrir
Data
2023Tipo
Outro título
Pedagogical Residence Program and Supervised Internship : main differences in the professional insertion of future teachers
Programa de Residencia Pedagógica y Práctica Supervisada : principales diferencias en la inserción profesional de futuros docentes
Assunto
Resumo
OPrograma Residência Pedagógica (PRP) estabeleceu-se como dispositivo de inserção profissional, mas, como os Estágios Supervisionados (ES) já desempenham esse papel nos cursos de formação de professores, estabeleceu-se um campo de disputas, com impacto na formação. Este estudo objetivou: levantar-se, analisar e compreender as propostas do PRP em diálogo com os ES, considerando a BNC-Formação. Trata-se de um estudo qualitativo, utilizando análise documental e bibliográfica como técnicas de pesqu ...
OPrograma Residência Pedagógica (PRP) estabeleceu-se como dispositivo de inserção profissional, mas, como os Estágios Supervisionados (ES) já desempenham esse papel nos cursos de formação de professores, estabeleceu-se um campo de disputas, com impacto na formação. Este estudo objetivou: levantar-se, analisar e compreender as propostas do PRP em diálogo com os ES, considerando a BNC-Formação. Trata-se de um estudo qualitativo, utilizando análise documental e bibliográfica como técnicas de pesquisa. A legislação e os estudos sobre a formação de professores indicam que ambas propostas contribuem para o campo da docência, com características próprias, por vezes, complementares, mas não concorrentes. Com isso, propõe-se que o PRP aconteça como Residência Médica,no âmbito da pós-graduação,e os ES em sua singularidade, mantendo a formação inicial de forma democrática, acessível e como parte do percurso formativo de professores. Nesta proposição, recursos financeiros e formativos destinados ao PRP seriam redimensionados como proposta de desenvolvimento profissional. ...
Abstract
The Pedagogical Residency Program (PRP) has established itself as a professional insertion device. However, as Supervised Internships (ES) already play this role in teacher training courses, a field of disputes has emerged, impacting education. This study aimed to: identify, analyze, and understand the proposals of the PRP in dialogue with ES, considering the National Curricular Base for Teacher Education (BNC-Formação). It is a qualitative study, using documentary and bibliographic analysis as ...
The Pedagogical Residency Program (PRP) has established itself as a professional insertion device. However, as Supervised Internships (ES) already play this role in teacher training courses, a field of disputes has emerged, impacting education. This study aimed to: identify, analyze, and understand the proposals of the PRP in dialogue with ES, considering the National Curricular Base for Teacher Education (BNC-Formação). It is a qualitative study, using documentary and bibliographic analysis as research techniques. Legislation and studies on teacher training indicate that both proposals contribute to the teaching field, with their own characteristics, sometimes complementary but not competitive. Thus, it is proposed that the PRP be implemented as Medical Residency at the postgraduate level, and ES in their singularity, maintaining initial training in a democratic, accessible manner as part of the teacher's formative journey. In this proposal, financial and training resources allocated to the PRP would be reallocated as a professional development initiative. ...
Resumen
El Programa de Residencia Pedagógica (PRP) se ha establecido como un dispositivo de inserción profesional. Sinembargo, dado que los Estágios Supervisionados (ES) ya desempeñan este papel en los cursos de formación de profesores, ha surgido un campo de disputas que afecta la formación. Este estudio tuvo como objetivo: identificar, analizar y comprender las propuestas del PRP en diálogo con los ES, teniendo en cuenta la Base Nacional Común de Formación Docente (BNC-Formación). Es un estudio cuali ...
El Programa de Residencia Pedagógica (PRP) se ha establecido como un dispositivo de inserción profesional. Sinembargo, dado que los Estágios Supervisionados (ES) ya desempeñan este papel en los cursos de formación de profesores, ha surgido un campo de disputas que afecta la formación. Este estudio tuvo como objetivo: identificar, analizar y comprender las propuestas del PRP en diálogo con los ES, teniendo en cuenta la Base Nacional Común de Formación Docente (BNC-Formación). Es un estudio cualitativo que utiliza el análisis documental y bibliográfico como técnicas de investigación. La legislación y los estudios sobre la formación de profesores indican que ambas propuestas contribuyen al campo docente, con características propias, a veces complementarias pero no competitivas. Por lo tanto, se propone que el PRP se lleve a cabo como una Residencia Médica a nivel de posgrado, y los ES en su singularidad, manteniendo la formación inicial de manera democrática, accesible y como parte del recorrido formativo del profesor. En esta propuesta, los recursos financieros y formativos asignados al PRP se redistribuirían como unainiciativa de desarrollo profesional. ...
Contido em
Revista Educação & Formação. Fortaleza. Vol. 8, e10986, (2023), 23 p.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências da Saúde (10773)
Este item está licenciado na Creative Commons License