Gurias e futebol : deslizamentos do gostar nas aulas de Educação Física
Visualizar/abrir
Data
2023Tipo
Outro título
Niñas y fútbol : los deslizamientos del gustar en las clases de Educación Física
Assunto
Resumo
Este artigo coloca em questão a produção de ações de alunos/as do sexto ano de uma escola pública de Porto Alegre/RS, nas aulas de futebol da Educação Física, numa pesquisa-ação participante que intenciona desenvolver uma Educação Física sustentada por umaproposta pedagógica decolonial e intercultural. Operando com conceitos da Teoria Ator-Rede e entendendo que a ação de jogar futebol (e suas incertezas) envolvem associações de elementos heterogêneos, investigamos como os/as alunos/as comparece ...
Este artigo coloca em questão a produção de ações de alunos/as do sexto ano de uma escola pública de Porto Alegre/RS, nas aulas de futebol da Educação Física, numa pesquisa-ação participante que intenciona desenvolver uma Educação Física sustentada por umaproposta pedagógica decolonial e intercultural. Operando com conceitos da Teoria Ator-Rede e entendendo que a ação de jogar futebol (e suas incertezas) envolvem associações de elementos heterogêneos, investigamos como os/as alunos/as comparecem nas aulas de futebol na Educação Física. Com base em informações de notas de campo, seguindo os/as alunos/as em ação, desenvolvemos dois cursores de associações, um deles colocando os/as alunos/as como intermediários/as e o outro como mediadores/as. Concluímos que comparecer nas aulas de futebol envolve performar justaposições e deslizamentos entre esses dois cursores. ...
Resumen
Este artículo cuestiona la producción de acciones de alumnos/as del sexto año de una escuela pública de Porto Alegre/RS, en las clases de fútbol de Educación Física, en una investigación-acción participante que tiene por reto desarrollar una Educación Física sostenida por una propuesta pedagógica decolonial e intercultural. Operando con conceptos de la Teoría Actor-Red y comprendiendo que la acción de jugar al fútbol (y sus incertidumbres) involucran asociaciones de elementos heterogéneos, inve ...
Este artículo cuestiona la producción de acciones de alumnos/as del sexto año de una escuela pública de Porto Alegre/RS, en las clases de fútbol de Educación Física, en una investigación-acción participante que tiene por reto desarrollar una Educación Física sostenida por una propuesta pedagógica decolonial e intercultural. Operando con conceptos de la Teoría Actor-Red y comprendiendo que la acción de jugar al fútbol (y sus incertidumbres) involucran asociaciones de elementos heterogéneos, investigamos cómo los/las alumnos/as asisten a las clases de fútbol en la Educación Física. Basándose en las informaciones de notas de campo, siguiendo los/las alumnos/as en acción, desarrollamos dos cursores de asociaciones, uno de ellos dejando los/las alumnos/as como intermediarios y el otro como mediadores/as. Concluimos que asistir a las clases de fútbol implica asumir yuxtaposiciones y deslizamientos entre esos dos cursores. ...
Contido em
Revista cocar. Vol. 19, n. 37 (2023), p. 1-20
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências da Saúde (10773)
Este item está licenciado na Creative Commons License