Mostrar registro simples

dc.contributor.authorNunes, Marília Forgearinipt_BR
dc.date.accessioned2024-10-10T06:49:39Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1518-4919pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/279858pt_BR
dc.description.abstractA multimodalidade na constituição dos textos nem sempre é considerada nas ações de leitura propostas pela escola básica. A literatura infantil é um texto multimodal que pode ser lido considerando essa constituição e desenvolvendo a leitura tanto verbal quanto visual. Nosso objetivo é ampliar o conceito de leitura para outras linguagens além da verbal, definir o que significa mediar e, analisar um texto literário infantil verbo-visual para mediar a sua leitura, pretendendo o envolvimento e a desenvoltura leitora tanto com a cultura escrita quanto com a visualidade. O referencial teórico para compreender a constituição do texto e que interfere no nosso conceito de leitura e de mediação é a semiótica discursiva ou de base francesa.pt_BR
dc.description.abstractA multimodalidade na constituição dos textos nem sempre é considerada nas ações de leitura propostas pela escola básica. A literatura infantil é um texto multimodal que pode ser lido considerando essa constituição e desenvolvendo a leitura tanto verbal quanto visual. Nosso objetivo é ampliar o conceito de leitura para outras linguagens além da verbal, definir o que significa mediar e, analisar um texto literário infantil verbo-visual para mediar a sua leitura, pretendendo o envolvimento e a desenvoltura leitora tanto com a cultura escrita quanto com a visualidade. O referencial teórico para compreender a constituição do texto e que interfere no nosso conceito de leitura e de mediação é a semiótica discursiva ou de base francesaen
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTextura : revista de letras e história. Vol. 19, n.41 (set./dez. 2017), p. 73-92.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMultimodal texten
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectVisual literacyen
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectReadingen
dc.titleLiteratura infantil : mediar práticas de leitura envolvendo a cultura escrita e a visualidadept_BR
dc.title.alternativeChildren’s literature: to mediate reading practices involving written culture and the visualityen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001059319pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples