Mostrar el registro sencillo del ítem
Literatura infantil : mediar práticas de leitura envolvendo a cultura escrita e a visualidade
dc.contributor.author | Nunes, Marília Forgearini | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-10T06:49:39Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1518-4919 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/279858 | pt_BR |
dc.description.abstract | A multimodalidade na constituição dos textos nem sempre é considerada nas ações de leitura propostas pela escola básica. A literatura infantil é um texto multimodal que pode ser lido considerando essa constituição e desenvolvendo a leitura tanto verbal quanto visual. Nosso objetivo é ampliar o conceito de leitura para outras linguagens além da verbal, definir o que significa mediar e, analisar um texto literário infantil verbo-visual para mediar a sua leitura, pretendendo o envolvimento e a desenvoltura leitora tanto com a cultura escrita quanto com a visualidade. O referencial teórico para compreender a constituição do texto e que interfere no nosso conceito de leitura e de mediação é a semiótica discursiva ou de base francesa. | pt_BR |
dc.description.abstract | A multimodalidade na constituição dos textos nem sempre é considerada nas ações de leitura propostas pela escola básica. A literatura infantil é um texto multimodal que pode ser lido considerando essa constituição e desenvolvendo a leitura tanto verbal quanto visual. Nosso objetivo é ampliar o conceito de leitura para outras linguagens além da verbal, definir o que significa mediar e, analisar um texto literário infantil verbo-visual para mediar a sua leitura, pretendendo o envolvimento e a desenvoltura leitora tanto com a cultura escrita quanto com a visualidade. O referencial teórico para compreender a constituição do texto e que interfere no nosso conceito de leitura e de mediação é a semiótica discursiva ou de base francesa | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Textura : revista de letras e história. Vol. 19, n.41 (set./dez. 2017), p. 73-92. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Multimodal text | en |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Visual literacy | en |
dc.subject | Literacy | en |
dc.subject | Reading | en |
dc.title | Literatura infantil : mediar práticas de leitura envolvendo a cultura escrita e a visualidade | pt_BR |
dc.title.alternative | Children’s literature: to mediate reading practices involving written culture and the visuality | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001059319 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (40281)Ciencias Humanas (6919)