Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorHeinrich, Manoela Leiriapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Maria Eduarda Figueiredo Canabarro dept_BR
dc.contributor.authorCardoso, Nicole Marceli Nunespt_BR
dc.contributor.authorVasques, Daniel Giordanipt_BR
dc.date.accessioned2024-10-04T06:43:13Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn0103-6041pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/279669pt_BR
dc.description.abstractA partir do assunto doping e antidoping no esporte, este estudo procurou saber o que os alunos-atletas sabiam sobre doping. O objetivo foi compreender quais eram os conhecimentos dos alunos-atletas sobre doping e antidoping. A amostra da pesquisa contou com 15 sujeitos, que são estudantes-atletas do Colégio de Aplicação e que treinavam voleibol ou futsal. Para realizar a pesquisa, foi aplicado um questionário com questões sobre descrição, treinos e competições, doping e antidoping. A pesquisa contou com atletas de 14 a 19 anos. A maioria dos alunos-atletas disputava competições regionais, alguns disputavam competições estaduais, e somente um afirmou competir em nível nacional. Pode-se observar que muitos atletas não souberam explicar com suas palavras o que era doping e, com isso, não souberam indicar quais substâncias são assim consideradas. Porém, é de grande importância que os alunos/atletas aprendam, desde cedo, sobre doping e antidoping, já que o uso dessa estratégia de trapaça pode acarretar em punições.pt_BR
dc.description.abstractFrom the subject of doping and anti-doping in sport, this study aimed to know what student-athletes knew about doping. The objective was to understand what the student-athletes knew about doping and anti-doping. The research sample included 15 subjects, which are student-athletes of the Colégio de Aplicação that trained volleyball or futsal. To conduct the research, a questionnaire was applied with questions about description, training and competitions, doping and anti-doping. The research included athletes from 14 to 19 years old. Most student-athletes participated of regional competitions, some were at state competitions, and only one claimed to compete at the national level. It can be observed that many athletes did not know how to explain with their words what doping was and, therefore, did not know how to indicate which substances are considered. However, it is of great importance that student-athletes learn, early on, about doping and anti-doping, since the use of this cheating strategy can lead to punishments.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos do Aplicação. Porto Alegre. Vol. 33, n. 02 (jul./dez. 2020), p. 01-09.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSporten
dc.subjectEsportept_BR
dc.subjectEducación Física escolares
dc.subjectDoping esportivopt_BR
dc.subjectSchoolen
dc.subjectAtletaspt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectStudentsen
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectDopinges
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleDoping no esporte : o que jovens estudantes-atletas sabem?pt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001173642pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem