Doping no esporte : o que jovens estudantes-atletas sabem?
dc.contributor.author | Heinrich, Manoela Leiria | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Maria Eduarda Figueiredo Canabarro de | pt_BR |
dc.contributor.author | Cardoso, Nicole Marceli Nunes | pt_BR |
dc.contributor.author | Vasques, Daniel Giordani | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-04T06:43:13Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0103-6041 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/279669 | pt_BR |
dc.description.abstract | A partir do assunto doping e antidoping no esporte, este estudo procurou saber o que os alunos-atletas sabiam sobre doping. O objetivo foi compreender quais eram os conhecimentos dos alunos-atletas sobre doping e antidoping. A amostra da pesquisa contou com 15 sujeitos, que são estudantes-atletas do Colégio de Aplicação e que treinavam voleibol ou futsal. Para realizar a pesquisa, foi aplicado um questionário com questões sobre descrição, treinos e competições, doping e antidoping. A pesquisa contou com atletas de 14 a 19 anos. A maioria dos alunos-atletas disputava competições regionais, alguns disputavam competições estaduais, e somente um afirmou competir em nível nacional. Pode-se observar que muitos atletas não souberam explicar com suas palavras o que era doping e, com isso, não souberam indicar quais substâncias são assim consideradas. Porém, é de grande importância que os alunos/atletas aprendam, desde cedo, sobre doping e antidoping, já que o uso dessa estratégia de trapaça pode acarretar em punições. | pt_BR |
dc.description.abstract | From the subject of doping and anti-doping in sport, this study aimed to know what student-athletes knew about doping. The objective was to understand what the student-athletes knew about doping and anti-doping. The research sample included 15 subjects, which are student-athletes of the Colégio de Aplicação that trained volleyball or futsal. To conduct the research, a questionnaire was applied with questions about description, training and competitions, doping and anti-doping. The research included athletes from 14 to 19 years old. Most student-athletes participated of regional competitions, some were at state competitions, and only one claimed to compete at the national level. It can be observed that many athletes did not know how to explain with their words what doping was and, therefore, did not know how to indicate which substances are considered. However, it is of great importance that student-athletes learn, early on, about doping and anti-doping, since the use of this cheating strategy can lead to punishments. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Cadernos do Aplicação. Porto Alegre. Vol. 33, n. 02 (jul./dez. 2020), p. 01-09. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Sport | en |
dc.subject | Esporte | pt_BR |
dc.subject | Educación Física escolar | es |
dc.subject | Doping esportivo | pt_BR |
dc.subject | School | en |
dc.subject | Atletas | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Students | en |
dc.subject | Estudantes | pt_BR |
dc.subject | Doping | es |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | Doping no esporte : o que jovens estudantes-atletas sabem? | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001173642 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40281)Humanities (6919)