Rotas da vida : reverberações da construção de um jogo de tabuleiro no contexto da educação
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Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Esta conclusão de curso propõe uma reflexão sobre as reverberações da construção de um jogo de tabuleiro no contexto da educação, com ênfase nas áreas de Artes Visuais e Projeto de Vida. A proposta central é cultivar um jogo de tabuleiro capaz de simular as escolhas de vida e suas consequências no contexto da adolescência e juventude. A pesquisa teve como produto a criação de um jogo de tabuleiro chamado Rotas da vida, o qual buscou abordar as diversas trajetórias que a vida pode levar, permiti ...
Esta conclusão de curso propõe uma reflexão sobre as reverberações da construção de um jogo de tabuleiro no contexto da educação, com ênfase nas áreas de Artes Visuais e Projeto de Vida. A proposta central é cultivar um jogo de tabuleiro capaz de simular as escolhas de vida e suas consequências no contexto da adolescência e juventude. A pesquisa teve como produto a criação de um jogo de tabuleiro chamado Rotas da vida, o qual buscou abordar as diversas trajetórias que a vida pode levar, permitindo que os estudantes pudessem explorar diferentes caminhos e rotas, aprendendo a lidar com as possibilidades e fragmentações que um acontecimento pode gerar. O jogo foi testado junto a estudantes do ensino médio de duas escolas privadas da região metropolitana de Porto Alegre, totalizando 04 encontros em julho de 2024. A partir das experiencias pessoais e docentes da pesquisadora, bem como das observações e questionários realizados durante a testagem, pode se constatar que temporalidade da escola (dividida em disciplinas e períodos) colide diretamente com o tempo de jogo, reduzindo suas possibilidades de imersão e fluição, também chamado de flow. ...
Abstract
This capstone project proposes a reflection on the reverberations of creating a board game within the educational context, with an emphasis on the areas of Visual Arts and Life Design. The central proposal is to cultivate a board game capable of simulating life choices and their consequences within the context of adolescence and youth. The research resulted in the creation of a board game called Routes of Life, which aimed to address the various paths life can take, allowing students to explore ...
This capstone project proposes a reflection on the reverberations of creating a board game within the educational context, with an emphasis on the areas of Visual Arts and Life Design. The central proposal is to cultivate a board game capable of simulating life choices and their consequences within the context of adolescence and youth. The research resulted in the creation of a board game called Routes of Life, which aimed to address the various paths life can take, allowing students to explore different paths and routes, learning to deal with the possibilities and fragmentations that an event can generate. The game was tested with high school students from two private schools in the metropolitan area of Porto Alegre, totaling 04 sessions in July 2024. Based on the personal and teaching experiences of the researcher, as well as the observations and questionnaires conducted during the testing, it was found that the school’s temporal structure (divided into subjects and periods) directly collides with the game’s time, reducing its possibilities for immersion and flow, also known as flow. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Coleções
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TCC Artes Visuais (660)
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