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dc.contributor.advisorCosta, Luciano Bedin dapt_BR
dc.contributor.authorMonteiro, Gabriela Souzapt_BR
dc.date.accessioned2024-10-03T06:53:45Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/279607pt_BR
dc.description.abstractEsta conclusão de curso propõe uma reflexão sobre as reverberações da construção de um jogo de tabuleiro no contexto da educação, com ênfase nas áreas de Artes Visuais e Projeto de Vida. A proposta central é cultivar um jogo de tabuleiro capaz de simular as escolhas de vida e suas consequências no contexto da adolescência e juventude. A pesquisa teve como produto a criação de um jogo de tabuleiro chamado Rotas da vida, o qual buscou abordar as diversas trajetórias que a vida pode levar, permitindo que os estudantes pudessem explorar diferentes caminhos e rotas, aprendendo a lidar com as possibilidades e fragmentações que um acontecimento pode gerar. O jogo foi testado junto a estudantes do ensino médio de duas escolas privadas da região metropolitana de Porto Alegre, totalizando 04 encontros em julho de 2024. A partir das experiencias pessoais e docentes da pesquisadora, bem como das observações e questionários realizados durante a testagem, pode se constatar que temporalidade da escola (dividida em disciplinas e períodos) colide diretamente com o tempo de jogo, reduzindo suas possibilidades de imersão e fluição, também chamado de flow.pt_BR
dc.description.abstractThis capstone project proposes a reflection on the reverberations of creating a board game within the educational context, with an emphasis on the areas of Visual Arts and Life Design. The central proposal is to cultivate a board game capable of simulating life choices and their consequences within the context of adolescence and youth. The research resulted in the creation of a board game called Routes of Life, which aimed to address the various paths life can take, allowing students to explore different paths and routes, learning to deal with the possibilities and fragmentations that an event can generate. The game was tested with high school students from two private schools in the metropolitan area of Porto Alegre, totaling 04 sessions in July 2024. Based on the personal and teaching experiences of the researcher, as well as the observations and questionnaires conducted during the testing, it was found that the school’s temporal structure (divided into subjects and periods) directly collides with the game’s time, reducing its possibilities for immersion and flow, also known as flow.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectJogo de tabuleiropt_BR
dc.subjectBoard gamesen
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectPedagogical supporten
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLife trajectoriesen
dc.subjectFlowen
dc.subjectBoard game literacyen
dc.titleRotas da vida : reverberações da construção de um jogo de tabuleiro no contexto da educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001211960pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationArtes Visuais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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