Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchlatter, Margaretept_BR
dc.contributor.authorLopes, Gabriela Baréa Dornsbachpt_BR
dc.date.accessioned2024-10-02T06:39:24Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/279499pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo apresentar e discutir o planejamento de um projeto pedagógico inspirado nas aulas ministradas durante o Estágio de Docência em Língua Portuguesa e Literatura. Intitulado "TikTok na leitura e na escrita de contos", o projeto visa desenvolver a leitura e a produção escrita de contos com vistas a criar um livro de contos da turma e vídeos no TikTok para a divulgação da coletânea. Dessa forma, pretende-se conscientizar os alunos sobre seu papel como autores e transformá-los em incentivadores da leitura literária por meio de vídeos no TikTok. Para tanto, abordo o ensino de leitura e escrita na aula de língua portuguesa e algumas das dificuldades enfrentadas na educação contemporânea. Em seguida, discuto o TikTok e suas potencialidades como ferramenta pedagógica. Depois apresento o planejamento geral do projeto, incluindo os objetivos específicos da BNCC abordados, e o plano de aulas com a descrição das atividades propostas. Por fim, destaco as contribuições deste trabalho como uma proposta que pretende levar em conta os interesses dos estudantes aproximando-os de uma leitura e escrita de textos literários, buscando reconfigurar as práticas de leitura e escrita em sala de aula.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to present and discuss the planning of an educational project inspired by the lessons taught during the Teaching Internship in Portuguese Language and Literature. Titled "TikTok in reading and writing short stories," the project seeks to develop reading and written production of short stories aiming at creating a class short story book and TikTok videos for promoting the collection. Thus, it intends to raise students' awareness of their role as authors and turn them into promoters of literary reading through TikTok videos. To this end, I approach the teaching of reading and writing in Portuguese language classes and some of the challenges faced in contemporary education. Next, I discuss TikTok and its potential as a pedagogical tool. I then present the overall planning of the project, including the specific objectives of the BNCC addressed, and the lesson plan with a description of the proposed activities. Finally, I highlight the contributions of this paper as a proposal that aims to take into account the interests of students by bringing them closer to reading and writing literary texts, seeking to reconfigure reading and writing practices in the classroom.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTiktok (Site)pt_BR
dc.subjectTikTok as a pedagogical toolen
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectReading and writingen
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectLiterature teachingen
dc.subjectEnsino de literaturapt_BR
dc.subjectPortuguese teachingen
dc.titleExplorando o Tiktok no ensino de leitura e escrita em Língua portuguesa e literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001209194pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Inglês: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples