Pesquisa em ensino de texto na escola : as qualidades discursivas no exercício da produção e da análise de textos
Visualizar/abrir
Data
2019Tipo
Outro título
Research on teaching writing in school : using discursive qualities for producing and analyzing texts
Assunto
Resumo
Este artigo apresenta um estudo que investigou por que o aluno da Educação Básica busca escrever sobre o que está distante quando há o que dizer sobre o que só ele pode contar. Para tanto, oferecemos uma disciplina, em caráter eletivo, a alunos do Ensino Médio de uma escola pública. Os textos seguiram a proposta de Guedes (2009), que utiliza qualidades discursivas no exercício da produção e da análise textuais. A metodologia de pesquisa utilizada é a pesquisa-ação. A análise aponta que uma disc ...
Este artigo apresenta um estudo que investigou por que o aluno da Educação Básica busca escrever sobre o que está distante quando há o que dizer sobre o que só ele pode contar. Para tanto, oferecemos uma disciplina, em caráter eletivo, a alunos do Ensino Médio de uma escola pública. Os textos seguiram a proposta de Guedes (2009), que utiliza qualidades discursivas no exercício da produção e da análise textuais. A metodologia de pesquisa utilizada é a pesquisa-ação. A análise aponta que uma disciplina eletiva é insuficiente para resultados relevantes à construção da subjetividade; porém foi possível assinalar aspectos importantes relacionados à produção guiada pelas qualidades discursivas e pela leitura pública. ...
Abstract
This article presents a study that investigated why students write about what is distant instead of what is close to them. To investigate this hypothesis, we offered an optional discipline to High School students of a public school. The texts written followed the methodology presented by Guedes (2009), which consists in using discursive qualities for writing and analyzing texts. The methodology used in this research is action research. The results point out that the time available for the optio ...
This article presents a study that investigated why students write about what is distant instead of what is close to them. To investigate this hypothesis, we offered an optional discipline to High School students of a public school. The texts written followed the methodology presented by Guedes (2009), which consists in using discursive qualities for writing and analyzing texts. The methodology used in this research is action research. The results point out that the time available for the optional discipline was insufficient to have significant results in terms of subjectivity development. However, important aspects related to the writing process guided by the discursive qualities and the reading aloud practice were remarked. ...
Contido em
Cadernos do IL. Porto Alegre, RS. N. 59 (out. 2019), p. [291-306]
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (44386)Ciências Humanas (7695)
Este item está licenciado na Creative Commons License


