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dc.contributor.advisorSilveira, André Luiz Lopes dapt_BR
dc.contributor.authorLoge, Paulo Limapt_BR
dc.date.accessioned2024-09-27T06:34:18Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/279305pt_BR
dc.description.abstractOs efeitos da ação antrópica sobre os ambientes naturais e o consequente aumento da emissão de gases na atmosfera, principalmente após a revolução industrial do século XIX, requer uma reflexão sobre os desafios socioeconômicos a serem enfrentados para conter a crise ambiental da atualidade. O aumento da população habitando em cidades e o consequente impacto sobre o meio ambiente exige a implementação de instrumentos de planejamento urbano que possibilitem a proteção e restauração dos habitats da fauna e flora, de forma a proporcionar os benefícios dos serviços ecossistêmicos à sociedade como um todo. A Trama Verde-Azul é um tema que surgiu em vários países e que aborda o enfoque da infraestrutura urbana integrada com a natureza num sentido e a implementação de políticas públicas voltadas à preservação da biodiversidade no outro. A partir de um estudo realizado em Porto Alegre (Rio Grande do Sul), o objetivo desta Tese é propor um método para delimitação espacial de uma Trama Verde-Azul tendo como base os gravames da legislação urbanística e ambiental municipal através das ferramentas: pesquisa bibliográfica, questionário, observação participante, análise multivariada e análise multicritério com dados coletados na literatura, nas oficinas de revisão do Plano Diretor, junto a profissionais, inventários e imagens de satélite. Os resultados mostraram que a legislação de Porto Alegre possui instrumentos que permitem implantar uma trama na cidade conectando as Unidades de Conservação através dos corredores ecológicos e que existem ambientes naturais bem preservados (principalmente do bioma Mata Atlântica). Também foi possível estabelecer um Padrão Ecológico Espacial no território da cidade através das camadas biodiversidade, fragilidade ambiental dos solos, temperatura superficial e paisagem (urbana, campestre, florestal e aquática) que indicou os espaços que podem ser complementados pelos gravames da legislação urbanística e ambiental para viabilizar uma Trama Verde-Azul ligando o extremo da zona sul ao bairro Arquipélago na zona norte através da Lomba do Pinheiro. O trabalho sugere a viabilidade do método para ser testado em outras localidades como ferramenta para o mapeamento destes corredores a fim de subsidiar a delimitação de uma Trama Verde Azul de acordo com a realidade local.pt_BR
dc.description.abstractThe effects of human activities on natural environments and the increase in atmospheric gas emissions, especially since the 19th century Industrial Revolution, have intensified the need to address the socioeconomic challenges posed by the current environmental crisis. The expanding urban population and its impact on natural sites necessitate the implementation of urban planning instruments aimed at protecting and restoring habitats for fauna and flora, thereby providing ecosystem services to society. The concept of Green-Blue plots has gained prominence in various countries, focusing on integrating urban infrastructure with nature and establishing public policies to preserve biodiversity. This thesis, based on a study in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, aims to propose a method for the spatial delimitation of a Green Blue plot, considering the city's urban planning and environmental legislation. The methodology employs bibliographic research, questionnaires, participant observation, multivariate analysis, and multi-criteria analysis. Data were collected from literature sources and consultations with professionals during the Master Plan review forum. Environmental Impact Studies and satellite images revealed that Porto Alegre's legislation contains instruments that support the creation of a network within the city, connecting Conservation Units and identifying well-preserved natural environments, particularly in the Atlantic Forest biome. The study identified a spatial ecological pattern across the city's territory, utilizing layers of biodiversity, soil environmental fragility, surface temperature, and landscape (urban, rural, forest, and aquatic). The findings highlight areas that could be enhanced by urban planning and environmental legislation to establish a Green-Blue plot linking the southernmost part of the city to the Arquipélago neighborhood in the north via Lomba do Pinheiro. This abstract proposes that the method be tested in other locations This abstract proposes that the method be tested in other locations as a tool for mapping areas of these corridors and supporting the delimitation of Green-Blue plots tailored to local conditions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUrban planningen
dc.subjectPlanejamento urbanopt_BR
dc.subjectBiodiversityen
dc.subjectBiodiversidadept_BR
dc.subjectCorredores ecológicospt_BR
dc.subjectEcological corridorsen
dc.subjectTrama verde-azulpt_BR
dc.subjectSpatial ecological patternen
dc.subjectGreen-blue ploten
dc.titleDelimitação espacial de uma trama verde-azul em ambiente urbanopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001211943pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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