Ensaio sobre a ideia política : a cegueira da modernidade
View/ Open
Date
2010Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Esta monografia estuda o discurso do filme “Ensaio sobre a cegueira”, do diretor Fernando Meirelles, e busca entender a metáfora e relacioná-la às políticas e à crise da modernidade. Desenvolve a reflexão sobre política e cinema, para a qual o debate é articulado em trabalhos de autores como Zygmunt Bauman e Jacques Aumont permitindo a compreensão de questões que caracterizam o modelo de sociedade moderna e pós-moderna, bem como os processos de representação cinematográfica. Busca-se interpreta ...
Esta monografia estuda o discurso do filme “Ensaio sobre a cegueira”, do diretor Fernando Meirelles, e busca entender a metáfora e relacioná-la às políticas e à crise da modernidade. Desenvolve a reflexão sobre política e cinema, para a qual o debate é articulado em trabalhos de autores como Zygmunt Bauman e Jacques Aumont permitindo a compreensão de questões que caracterizam o modelo de sociedade moderna e pós-moderna, bem como os processos de representação cinematográfica. Busca-se interpretar, através da metodologia da observação, da descrição e da dialética, a linguagem do filme para a identificação de metáforas que fazem alusão à queda da influência das instituições sociais e à ascensão do individualismo. ...
Abstract
The following monograph studies the speech about the film “Blindness” of the director Fernando Meirelles and seeks the understanding of the metaphor and its relations to the politics and to the crisis of modernity. It develops thoughts of politics and cinema, to which the discussion is articulate into papers of workers as Zygmunt Bauman and Jacques Aumont that allow the understanding of issues which feature the model of modern and pos-modern society, as well as processes of cinematic representi ...
The following monograph studies the speech about the film “Blindness” of the director Fernando Meirelles and seeks the understanding of the metaphor and its relations to the politics and to the crisis of modernity. It develops thoughts of politics and cinema, to which the discussion is articulate into papers of workers as Zygmunt Bauman and Jacques Aumont that allow the understanding of issues which feature the model of modern and pos-modern society, as well as processes of cinematic represention. It is sought to interprete, through observation methodology, description and dialectics, the film language for the identification of metaphors that refers to the fall of influnce of social institutions and raise of individualism. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License