Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorJacks, Nilda Aparecidapt_BR
dc.contributor.authorOlsson, Rodrigo Rutkoskipt_BR
dc.date.accessioned2011-02-24T05:59:34Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/27887pt_BR
dc.description.abstractA partir da metáfora do neotribalismo e de aspectos relacionados com o consumo, discute-se a proposta das mercadorias, em seu sentido amplo, serem o “operador totêmico” da sociedade presente. Com relação a isso, o objetivo deste trabalho é desenvolver uma discussão teórica para fundamentar a conjectura da totemização que certas mercadorias apresentam para determinados microgrupos sociais. Nesse sentido, interessa-se responder, com base na teoria do neotribalismo, se a concepção das mercadorias como os atuais operadores totêmicos é a melhor forma de contemplar a representação que tais “objetos” possuem aos indivíduos e as “neotribos”. Destarte, depois de construídas as relações dos tópicos “consumo”, “neotribalismo”, “totemismo”, observa-se que o consumo pode ser entendido como um sistema de classificação, semelhante à metáfora do totemismo, sendo que agora as neotribos se apropriam das mercadorias (não mais dos objetos da ordem da natureza) para se classificarem em função de uma lógica de afinidade e sentimentos compartilhados. Assim, as mercadorias são classificadas e, com efeito, passam a classificar os indivíduos reciprocamente.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectSociedade de consumopt_BR
dc.titleA totemização das mercadorias : aspectos do consumo e do neotribalismopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coPiedras, Elisa Reinhardtpt_BR
dc.identifier.nrb000767982pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples