Análise de livros didáticos focando na divisão de frações
dc.contributor.advisor | Ripoll, Cydara Cavedon | pt_BR |
dc.contributor.author | Farias, Cássia Tatiane Rockemback de Almeida | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-11T06:18:55Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/278813 | pt_BR |
dc.description.abstract | A motivação para esta dissertação reside na importante tarefa desempenhada por docentes das escolas públicas de selecionarem os livros didáticos, dentre aqueles aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que serão adotados em suas escolas, por um período de quatro anos letivos, bem como no entendimento de que determinados critérios são fundamentais para que esses livros contemplem, da melhor forma possível, os objetivos necessários para o aprendizado de estudantes. Por essa razão, o objetivo deste trabalho é elencar critérios gerais para uma análise de livros didáticos de matemática focando no conteúdo e critérios específicos para o conteúdo divisão de frações no 7º ano do Ensino Fundamental. Nesta pesquisa, de cunho qualitativo, os critérios gerais elencados apoiam-se na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos documentos oficiais referentes ao PNLD/2020 (Edital e Guia Digital) enquanto os específicos levam em consideração a Teoria de Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval, os estudos realizados na disciplina Análise e Desenvolvimento de Material Didático (do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), os trabalhos encontrados que se relacionam com o tema da pesquisa e a experiência docente da autora deste trabalho. Essa lista, construída ao longo da pesquisa foi, inicialmente, utilizada na análise do conteúdo divisão de frações, em dois volumes do 7° ano do Ensino Fundamental, pertencentes a duas coleções aprovadas no PNLD/2020, e dessa análise resultou um quadro que permite identificar os critérios contemplados por cada uma destas coleções. Posteriormente, foi realizada uma oficina, destinada a docentes da Educação Básica, na qual foi confirmada a relevância e potencialidade de ter-se uma lista de critérios para a escolha de livros didáticos. Assim, como produto da pesquisa, disponibilizamos a lista, validada e aprimorada, com o intuito de apoiar docentes na seleção de livros didáticos para suas escolas. | pt_BR |
dc.description.abstract | The motivation for this dissertation lies in the important task performed by public school teachers of selecting textbooks, among those approved by the National Textbook Program (PNLD), that will be adopted in their schools for a period of four school years, as well as in the understanding that certain criteria are fundamental for these books to best meet the objectives necessary for student learning. For this reason, the objective of this work is to list general criteria for an analysis of mathematics textbooks focusing on the content and specific criteria for the content of division of fractions in the 7th grade of Elementary School. In this qualitative research, the general criteria listed are based on the National Common Curricular Base (BNCC) and on the official documents related to the PNLD/2020 (Notice and Digital Guide), while the specific criteria take into account Raymond Duval's Theory of Semiotic Representation Registers, the studies carried out in the discipline Analysis and Development of Didactic Material (of the Postgraduate Program in Mathematics Teaching at the Federal University of Rio Grande do Sul), the works found that are related to the research theme and the teaching experience of the author of this work. This list, constructed throughout the research, was initially used in the analysis of the content division of fractions, in two volumes of the 7th grade of Elementary School, belonging to two collections approved in the PNLD/2020, and this analysis resulted in a table that allows identifying the criteria contemplated by each of these collections. Subsequently, a workshop was held, aimed at Basic Education teachers, in which the relevance and potential of having a list of criteria for choosing textbooks was confirmed. Thus, as a result of the research, we provide the validated and improved list, with the aim of supporting teachers in selecting textbooks for their schools. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Criteria for Analyzing Mathematics Textbooks | en |
dc.subject | Análise de livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Ensino da matematica | pt_BR |
dc.subject | Division of fractions | en |
dc.subject | Frações | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem : Matematica | pt_BR |
dc.title | Análise de livros didáticos focando na divisão de frações | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001210353 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática e Estatística | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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