Jogos físicos e digitais : um facilitador da aprendizagem das estruturas aditivas no âmbito dos números inteiros
Fecha
2024Tutor
Nivel académico
Maestría
Tipo
Materia
Resumo
Nesta pesquisa tem-se por objetivo identificar como uma proposta pedagógica com ênfase em um jogo de tabuleiro e dois jogos digitais, voltada ao campo conceitual das estruturas aditivas com números inteiros, mobiliza os estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental a desenvolverem esquemas conceituais. A pesquisa é desenvolvida com a utilização de um jogo de trilha e de dois jogos digitais no GeoGebra, buscando entender como se dá a aprendizagem da adição com números inteiros, tendo por base a ...
Nesta pesquisa tem-se por objetivo identificar como uma proposta pedagógica com ênfase em um jogo de tabuleiro e dois jogos digitais, voltada ao campo conceitual das estruturas aditivas com números inteiros, mobiliza os estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental a desenvolverem esquemas conceituais. A pesquisa é desenvolvida com a utilização de um jogo de trilha e de dois jogos digitais no GeoGebra, buscando entender como se dá a aprendizagem da adição com números inteiros, tendo por base a Teoria dos Campos Conceituais. Elege-se a metodologia qualitativa, visando esclarecer o processo de construção dos esquemas dos estudantes. Buscam-se contribuições teóricas nos estudos desenvolvidos por Gérard Vergnaud, no que se refere ao campo conceitual das estruturas aditivas em e ao caminho produzido pelo sujeito para chegar à construção de conceitos e teoremas dentro desse campo. Vergnaud enfatiza que o cerne do desenvolvimento cognitivo de um estudante é o processo de construir conceitos, o que indica ao professor a importância de propor um caminho metodológico específico que favoreça a compreensão da Matemática. Para a produção de dados, realizam-se filmagens e registros de observações durante as ações dos estudantes com os jogos e as respostas aos questionários, visando analisar os esquemas mobilizados. Os resultados desta investigação indicam que os jogos são eficazes no ensino, pois os estudantes se envolvem com o conteúdo enquanto se divertem, pois jogar mobiliza os estudantes a aprender matemática, facilitando a compreensão das estruturas aditivas. Foi notável que os estudantes demonstraram sinais de entendimento operatório, sugerindo compreensão do campo estudado. ...
Abstract
This research has as an aim to identify how a pedagogical proposal with emphasis in a boardgame and two digital games, focused on the conceptual field of additive structures with whole numbers, mobilizes seventh grade students to develop conceptual schemes. The research is developed using a trail game and two digital games on Geogebra, seeking to understand how addition with whole numbers is learned, based on the Conceptual Fields Theory. A qualitative methodology was chosen, with direct guidan ...
This research has as an aim to identify how a pedagogical proposal with emphasis in a boardgame and two digital games, focused on the conceptual field of additive structures with whole numbers, mobilizes seventh grade students to develop conceptual schemes. The research is developed using a trail game and two digital games on Geogebra, seeking to understand how addition with whole numbers is learned, based on the Conceptual Fields Theory. A qualitative methodology was chosen, with direct guidance on the process of constructing students' schemes. In search for theoretical contributions in studies developed by Gérard Vergnaud, with regard to the conceptual field of additive structures and the path produced by the subject to arrive at the construction of concepts and theorems within this field. Vergnaud emphasizes that the core of a student's cognitive development is the process of constructing concepts, which indicates to the teacher the importance of proposing a specific methodological path that favors the understanding of mathematics. In order to produce the data, we filmed and recorded observations during the students' actions with the games and the answers to the questionnaires, with the aim of analyzing the schemes mobilized. The results of this research indicate that games are effective in teaching, as the students get involved with the content while having fun, because playing mobilizes the students' minds to learn mathematics, facilitating their understanding of additive structures. It was notable that the students showed signs of operative understanding, suggesting comprehension of the field studied. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática e Estatística. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática.
Colecciones
-
Multidisciplinario (2563)Enseñanza de Matemática (205)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License