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dc.contributor.advisorCloss, Lisiane Quadradopt_BR
dc.contributor.authorWissmann, Alexandre Dal Molinpt_BR
dc.date.accessioned2024-09-10T06:44:18Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/278704pt_BR
dc.description.abstractO objetivo geral desta tese é compreender como ocorrem os processos de aprendizagem nas construções de carreira de trabalhadores que vivenciaram a transição do emprego formal ao microempreendedorismo. Partimos de uma abordagem teórica integrada, tendo como bases os conceitos de empreendedorismo, carreira e aprendizagem vistos sob um olhar ontoepistêmico onde indivíduo e contexto estão conectados, interagindo entre si e com os demais elementos que compõem o cenário de pesquisa. Por meio da articulação desses três conceitos, fomos capazes de apresentar uma estrutura teórica que colocou à disposição seis elementos: tempo, contexto, indivíduo, relações sociais, experiências e ferramentas. Adotamos uma abordagem de investigação qualitativa, utilizando como estratégia a pesquisa qualitativa básica envolvendo três técnicas de coleta de dados: pesquisa documental, observação e entrevista narrativa. Participaram do estudo seis MEIs de estratos econômicos inferiores, que atuam em regiões urbanas periféricas do município de Santa Cruz do Sul (RS), em atividades com baixa especialização. A tese é estruturada em quatro artigos. O primeiro objetivou realizar uma interlocução entre os quadros conceituais de empreendedorismo, carreira e aprendizagem, buscando elementos que colaboram para o estudo da aprendizagem nas construções de carreira de empreendedores. O segundo apresenta as contribuições que um percurso metodológico de pesquisa qualitativa pode oferecer a estudos que se proponham à investigação dos MEIs. O terceiro artigo explora as construções de carreira de pessoas que experienciaram a transição de um emprego formal ao microempreendedorismo, analisando as trajetórias a partir do espaço social da pesquisa, contemplando elementos objetivos e subjetivos, bem como as interações existentes nessas trajetórias. Por fim, o quarto artigo objetivou compreender os processos de aprendizagem envolvidos na carreira dos trabalhadores que experienciaram a transição do emprego formal ao MEI. Os achados da tese descortinam trajetórias semelhantes, envolvendo, sobretudo, aspectos relativos a barreiras econômicas, vínculos relacionais de suporte e ausência de planejamento na transição analisada. Também identificamos que tópicos como o desenvolvimento constante, agência, ou a procura de significado não foram elementos centrais para explicarmos essas transições. Os dados mostram que os processos de aprendizagem estão ligados ao passado dos trabalhadores, onde estão presentes questões como a fragilidade socioeconômica de suas famílias, o afastamento dos estudos escolares e as ocupações operacionais. Além disso, encontramos carreiras onde os ambientes de trabalho aparecem com protagonismo nos processos de aprendizagem dos trabalhadores, carregando as experiências mais significativas, levando a um cenário onde a trajetória e as interações do MEI com o contexto não permitiram uma qualificação adequada para o exercício das atividades como empreendedor. Entre as contribuições que permitem sublinhar a originalidade da pesquisa, estão a articulação entre os distintos quadros teóricos da pesquisa, a análise de uma transição de carreira ainda inexplorada, o reconhecimento dos processos de aprendizagem na transição emprego-MEI e a identificação de espaços para a construção de políticas públicas ou institucionais que beneficiem o MEI. Desse modo, nesta tese partimos do processo de deslocamento da atividade do emprego formal, associada ao direcionamento dos trabalhadores rumo ao microempreendedorismo contemporâneo, para defender que as construções de carreira e as dinâmicas de aprendizagem vivenciadas na transição do emprego formal ao MEI pelos trabalhadores, dados seus perfis profissionais e em face dos quadros contextuais (micro e macro) experienciados, não oferecem condições de mudança (agência) aos mesmos, levando a projeções de continuidade de suas frágeis conjunturas socioeconômicas e de precarização no trabalho. O trabalho traz contribuições teóricas e práticas que atravessam os conceitos utilizados no estudo e o campo dos MEIs, permitindo ainda a continuidade das investigações a partir de perguntas não respondidas e campos que podem ser explorados.pt_BR
dc.description.abstractThe general objective of this thesis is to understand how learning processes occur in the career constructions of workers who have experienced the transition from formal employment to microentrepreneurship. We start from an integrated theoretical approach, based on the concepts of entrepreneurship, career and learning seen from an onto-epistemic perspective where the individual and context are connected, interacting with each other and with the different elements that make up the research scenario. By articulating these three concepts, we could present a theoretical structure that made six elements available: time, context, individual, social relationships, experiences and tools. We adopted a qualitative research approach, using basic qualitative research as a strategy involving three data collection techniques: documentary research, observation and narrative interview. Six MEIs from lower economic strata participated in the study, operating in peripheral urban regions of the municipality of Santa Cruz do Sul (RS), in activities with low specialization. The thesis is structured into four articles. The first aimed to create a dialogue between the conceptual frameworks of entrepreneurship, career and learning, seeking elements that contribute to the study of learning in the career constructions of entrepreneurs. The second presents the contributions that a qualitative research methodological path can offer to studies that investigate MEIs. The third article explores the career constructions of people who experienced the transition from formal employment to microentrepreneurship, analyzing trajectories from the social space of research, covering objective and subjective elements, as well as the interactions that exist in these trajectories. Finally, the fourth article aimed to understand the learning processes involved in the careers of workers who experienced the transition from formal employment to MEI. The findings of the thesis reveal similar trajectories, involving, above all, aspects related to economic barriers, relational support bonds and lack of planning in the analyzed transition. We also identified that topics such as constant development, agency, or the search for meaning were not central elements in explaining these transitions. The data show that the learning processes are linked to the workers' past, where issues such as the socioeconomic fragility of their families, withdrawal from school studies and operational occupations are present. Furthermore, we find careers where work environments play a leading role in the workers' learning processes, carrying the most significant experiences, leading to a scenario where the MEI's trajectory and interactions with the context did not allow for adequate qualification for the exercise of tasks. activities as an entrepreneur. Among the contributions that highlight the originality of the research are the articulation between the different theoretical frameworks of the research, the analysis of a career transition that is still unexplored, the recognition of learning processes in the employment-MEI transition and the identification of spaces for construction of public or institutional policies that benefit the MEI. Therefore, in this thesis we start from the process of displacement of formal employment activity, associated with the direction of workers towards contemporary micro-entrepreneurship, to argue that the career constructions and learning dynamics experienced in the transition from formal employment to MEI by workers, given their professional profiles and in view of the contextual conditions (micro and macro) experienced, do not offer conditions for change (agency) to them, leading to projections of continuity of their fragile socioeconomic situations and precarious work conditions. The work brings theoretical and practical contributions that cross the concepts used in the study and the field of MEIs, also allowing the continuity of investigations based on unanswered questions and fields that can be explored.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectCareeren
dc.subjectCarreira profissionalpt_BR
dc.subjectEntrepreneurshipen
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectIndividual microentrepreneuren
dc.subjectTransição de carreirapt_BR
dc.subjectFormal employmenten
dc.subjectTransitionen
dc.subjectQualitative approachen
dc.titleOs processos de aprendizagem nas construções de carreira dos microempreendedores individuais : uma análise a partir da transição do emprego formal ao microempreendedorismopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001210266pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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