Educação escolar quilombola e o acesso ao ensino superior público brasileiro
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Data
2024Tipo
Outro título
Quilombola school education and access to Brazilian public Higher Education
Assunto
Resumo
No âmbito das discussões sobre educação escolar quilombola diferenciada, a ambiguidade raça-classe se apresenta como um empecilho epistêmico importante. Apesar de algumas décadas de investimento analítico na problematização das relações étnico-raciais no contexto escolar brasileiro, ainda não foram realizadas pesquisas com foco específico no desempenho de estudantes quilombolas. Por isso, no presente trabalho analisamos o desempenho de estudantes nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (EN ...
No âmbito das discussões sobre educação escolar quilombola diferenciada, a ambiguidade raça-classe se apresenta como um empecilho epistêmico importante. Apesar de algumas décadas de investimento analítico na problematização das relações étnico-raciais no contexto escolar brasileiro, ainda não foram realizadas pesquisas com foco específico no desempenho de estudantes quilombolas. Por isso, no presente trabalho analisamos o desempenho de estudantes nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e avaliamos se este desempenho permite que os estudantes quilombolas ingressem no ensino superior público brasileiro. Desenvolvemos um estudo quantitativo utilizando dados do ENEM e do Censo da Educação Básica para estabelecer reflexões sobre de que maneira os sentidos da raça e classe social se interseccionam e se materializam nas desigualdades escolares contemporâneas. Metodologicamente nos valemos de estatísticas descritivas interpretadas à luz da literatura educacional e sociológica. Os resultados revelam que estudantes quilombolas possuem, em média, perfil socioeconômico que pode ser associado com a classe popular e suas chances de ingresso no ensino superior são diminutas. Discutimos os resultados a partir do mito da democracia racial e da meritocracia e problematizamos ações de políticas públicas para a educação escolar quilombola. ...
Abstract
In current discussions on differentiated quilombola school education, race-class ambiguitypresents itself as an important epistemic obstacle. Despite a few decades of analyticalinvestment in problematizing ethnic-racial relations within Brazilian school context, researchhas not yet been carried out with a specific focus on the performance of quilombola students.Therefore, in the present study, we analyze the students results in the National High School Exam (ENEM) and evaluate whether this perf ...
In current discussions on differentiated quilombola school education, race-class ambiguitypresents itself as an important epistemic obstacle. Despite a few decades of analyticalinvestment in problematizing ethnic-racial relations within Brazilian school context, researchhas not yet been carried out with a specific focus on the performance of quilombola students.Therefore, in the present study, we analyze the students results in the National High School Exam (ENEM) and evaluate whether this performance allows quilombola students to enterBrazilian public Higher Education. We developed a quantitative study using data from ENEMand the Basic Education Census to establish reflections on how the meanings of race and socialclass interact and materialize in contemporary school inequalities. Methodologically, we usedescriptive statistics interpreted considering educational and sociological literature. The resultsreveal that quilombola students have, on average, a socioeconomic profile that can beassociated with the lower class so that their chances of entering Higher Education arerestricted. We discuss the results based on the myth of racial democracy and meritocracy aswell as problematize public policy actions for quilombola school education. ...
Contido em
Thema : revista científica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Pelotas. Vol. 23, n. 1 (2024), p. 205-223
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