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dc.contributor.authorNascimento, Matheus Monteiropt_BR
dc.contributor.authorAlves-Brito, Alanpt_BR
dc.date.accessioned2024-09-06T06:39:21Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn1517-6312pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/278514pt_BR
dc.description.abstractNo âmbito das discussões sobre educação escolar quilombola diferenciada, a ambiguidade raça-classe se apresenta como um empecilho epistêmico importante. Apesar de algumas décadas de investimento analítico na problematização das relações étnico-raciais no contexto escolar brasileiro, ainda não foram realizadas pesquisas com foco específico no desempenho de estudantes quilombolas. Por isso, no presente trabalho analisamos o desempenho de estudantes nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e avaliamos se este desempenho permite que os estudantes quilombolas ingressem no ensino superior público brasileiro. Desenvolvemos um estudo quantitativo utilizando dados do ENEM e do Censo da Educação Básica para estabelecer reflexões sobre de que maneira os sentidos da raça e classe social se interseccionam e se materializam nas desigualdades escolares contemporâneas. Metodologicamente nos valemos de estatísticas descritivas interpretadas à luz da literatura educacional e sociológica. Os resultados revelam que estudantes quilombolas possuem, em média, perfil socioeconômico que pode ser associado com a classe popular e suas chances de ingresso no ensino superior são diminutas. Discutimos os resultados a partir do mito da democracia racial e da meritocracia e problematizamos ações de políticas públicas para a educação escolar quilombola.pt_BR
dc.description.abstractIn current discussions on differentiated quilombola school education, race-class ambiguitypresents itself as an important epistemic obstacle. Despite a few decades of analyticalinvestment in problematizing ethnic-racial relations within Brazilian school context, researchhas not yet been carried out with a specific focus on the performance of quilombola students.Therefore, in the present study, we analyze the students results in the National High School Exam (ENEM) and evaluate whether this performance allows quilombola students to enterBrazilian public Higher Education. We developed a quantitative study using data from ENEMand the Basic Education Census to establish reflections on how the meanings of race and socialclass interact and materialize in contemporary school inequalities. Methodologically, we usedescriptive statistics interpreted considering educational and sociological literature. The resultsreveal that quilombola students have, on average, a socioeconomic profile that can beassociated with the lower class so that their chances of entering Higher Education arerestricted. We discuss the results based on the myth of racial democracy and meritocracy aswell as problematize public policy actions for quilombola school education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofThema : revista científica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Pelotas. Vol. 23, n. 1 (2024), p. 205-223pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectQuilombola school educationen
dc.subjectEducação escolar quilombolapt_BR
dc.subjectDesigualdades educacionaispt_BR
dc.subjectEducational inequalitiesen
dc.subjectRaça e classe socialpt_BR
dc.subjectRaceen
dc.subjectSocial classen
dc.titleEducação escolar quilombola e o acesso ao ensino superior público brasileiropt_BR
dc.title.alternativeQuilombola school education and access to Brazilian public Higher Education en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001200722pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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