Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMerino Dominguez, Emiliopt_BR
dc.contributor.authorMachado, Laurapt_BR
dc.date.accessioned2011-02-18T05:59:39Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/27850pt_BR
dc.description.abstractO desenvolvimento de um Índice de Mobilidade Sustentável (IMS) que representasse os principais impactos da mobilidade na sustentabilidade e na qualidade de vida urbanas foi a motivação deste estudo. Através da revisão bibliográfica de sustentabilidade, qualidade de vida e mobilidade, selecionou-se um conjunto de indicadores a partir de três critérios decisivos: a disponibilidade de dados, a periodicidade anual e que estes não gerassem ônus às prefeituras para a construção do Índice. O IMS foi aplicado em dez municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre revelando as deficiências no planejamento e na gestão da mobilidade na Região. Em nível municipal mostrou a fragilidade do poder público diante das operadoras do transporte coletivo urbano e a ausência de diretrizes de promoção do transporte não-motorizado. Na análise geral, pode-se dizer que o IMS respondeu satisfatoriamente aos objetivos, ou seja, de ser um marco de referência, um ponto de partida para iniciar a mensuração da sustentabilidade da mobilidade e, com isso, identificar as prioridades do planejamento urbano regional neste setor.pt_BR
dc.description.abstractThe development of a Sustainable Moblity Index (SMI) which could represent the major impacts of sustainable mobility and quality of urban life was the motivation of this study. Analyzing the sustainability, quality of life and mobility literature, a group of indicators were selected in order to create a rate. Moreover, during the construction process the available data was crucial to formulate the system and to enable an annual measurement which doesn’t generate cost for the cities. The SMI when applied in ten cities from the Metropolitan Region of Porto Alegre showed the lack of mobility planning and management in this region as a whole. And in city scale has showed the weakness of the government face to public transportation companies and the lack of guidelines to promote a non-motorized transportation. Overall, it’s possible to say that the SMI reached its objectives, being a reference mark, the first steep to start measuring the sustainable mobility in order to identify the priorities of regional urban planning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSustainabilityen
dc.subjectIndices urbanisticospt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectQuality of lifeen
dc.subjectMobilityen
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectIndicatorsen
dc.subjectAmbiente urbano : Qualidadept_BR
dc.subjectIndicadorespt_BR
dc.subjectCidades : Porto Alegre, Região Metropolitana de (RS)pt_BR
dc.titleÍndice de Mobilidade Sustentável para avaliar a qualidade de vida urbana : estudo de caso Região Metropolitana de Porto Alegre - RMPApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000762519pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples