Explorando a interação e a colaboração no ensino fundamental usando uma ferramenta Wiki : um estudo de caso em Farroupilha – RS
Visualizar/abrir
Data
2014Tipo
Assunto
Resumo
Com o advento da Web 2.0 muitas ferramentas que permitem a interação entre os usuários e a autoria colaborativa encontram-se disponíveis, entre elas a wiki. Neste artigo foram analisadas as publicações de informática na educação de duas revistas e dois eventos no Brasil nos últimos 5 anos que mencionavam o uso de Wiki e verificou-se que esta ferramenta de fato é propícia para promover a interação e colaboração desenvolvendo a autoria. Visando ampliar este uso foi feita uma capacitação de profes ...
Com o advento da Web 2.0 muitas ferramentas que permitem a interação entre os usuários e a autoria colaborativa encontram-se disponíveis, entre elas a wiki. Neste artigo foram analisadas as publicações de informática na educação de duas revistas e dois eventos no Brasil nos últimos 5 anos que mencionavam o uso de Wiki e verificou-se que esta ferramenta de fato é propícia para promover a interação e colaboração desenvolvendo a autoria. Visando ampliar este uso foi feita uma capacitação de professores e analisada a forma de uso com os alunos da educação básica e, percebeu-se que seu uso favorece ensino e a aprendizagem, a depender, sobretudo, das estratégias pedagógicas utilizadas. ...
Abstract
With the advent of Web 2.0, many tools that allow interaction between users and the collaborative authorship are now available, including the wiki. In this paper publications related to information technology in education and mentioning the use of Wiki of two journals and two events held in Brazil, in the last five years, were analyzed. The study found that this tool actually is helpful to promote interaction and collaboration while developing authorship. Aiming to expand this use, a teacher tr ...
With the advent of Web 2.0, many tools that allow interaction between users and the collaborative authorship are now available, including the wiki. In this paper publications related to information technology in education and mentioning the use of Wiki of two journals and two events held in Brazil, in the last five years, were analyzed. The study found that this tool actually is helpful to promote interaction and collaboration while developing authorship. Aiming to expand this use, a teacher training was implemented to analyze how to use it with students of basic education, and it was noticed that its use promotes teaching and learning, according, above all, to the teaching strategies adopted. ...
Contido em
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 12, n. 1 (jul. 2014), 11 f.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (41045)Ciências Humanas (7146)
Este item está licenciado na Creative Commons License