Histórias contadas por professoras dos 5° anos ao programar no Scratch : uma possibilidade de ensinar matemática e pensamento computacional
Fecha
2023Tutor
Nivel académico
Maestría
Tipo
Materia
Resumo
A presente pesquisa de caráter qualitativo buscou responder à seguinte questão: quais conhecimentos relacionados ao Pensamento Computacional e à Matemática dos Anos Iniciais podem ser construídos por professoras dos 5° anos da rede municipal de um município da região metropolitana de Porto Alegre ao criar histórias infantis por meio da programação no Scratch? Como sustentação teórica, apoiou-se no Construcionismo (PAPERT, 1985, 1994; RESNICK, 2020) e no Pensamento Computacional (RESNICK, 2020; ...
A presente pesquisa de caráter qualitativo buscou responder à seguinte questão: quais conhecimentos relacionados ao Pensamento Computacional e à Matemática dos Anos Iniciais podem ser construídos por professoras dos 5° anos da rede municipal de um município da região metropolitana de Porto Alegre ao criar histórias infantis por meio da programação no Scratch? Como sustentação teórica, apoiou-se no Construcionismo (PAPERT, 1985, 1994; RESNICK, 2020) e no Pensamento Computacional (RESNICK, 2020; BRACKMANN, 2017; WING, 2006, 2010, 2014). Para a pesquisa, foram realizados cinco encontros de formação com professoras dos 5° anos da rede municipal de Educação de um município da região metropolitana de Porto Alegre com atividades plugadas com o Scratch. A proposta formativa buscou promover o aprendizado e o compartilhamento de experiências e recursos relacionados à integração de Pensamento Computacional e Matemática a partir da programação. Esse estudo é de caráter qualitativo e os dados foram produzidos por meio dos projetos realizados pelas professoras no Scratch, dos diálogos entre as docentes ao programarem e das respostas aos formulários propostos em cada encontro. Os resultados evidenciaram que programar histórias infantis com o Scratch pode contribuir com o ensino de Matemática e Pensamento Computacional nos 5° anos do Ensino Fundamental. As professoras participantes da pesquisa modificaram a visão que tinham sobre o Pensamento Computacional passando a entender como uma habilidade essencial para várias áreas do conhecimento. Destacaram também que a programação com o Scratch, como forma de materializar suas ideias e projetos, contribui com suas práticas pedagógicas de modo que pudessem construir conhecimento de maneira criativa e refletir sobre formas de ensinar Matemática e Pensamento Computacional nos 5º anos do ensino fundamental. ...
Abstract
This qualitative research sought to answer the following question: what knowledge related to Computational Thinking and Early Years Mathematics can be constructed by 5th year teachers from the municipal network of a municipality in the metropolitan region of Porto Alegre when creating children's stories by through programming in Scratch? As theoretical support, it is based on Constructionism (PAPERT, 1985, 1994; RESNICK, 2020) and Computational Thinking (RESNICK, 2020; BRACKMANN, 2017; WING, 20 ...
This qualitative research sought to answer the following question: what knowledge related to Computational Thinking and Early Years Mathematics can be constructed by 5th year teachers from the municipal network of a municipality in the metropolitan region of Porto Alegre when creating children's stories by through programming in Scratch? As theoretical support, it is based on Constructionism (PAPERT, 1985, 1994; RESNICK, 2020) and Computational Thinking (RESNICK, 2020; BRACKMANN, 2017; WING, 2006, 2010, 2014). For the research, five training meetings were held with 5th year teachers from the municipal education network of a municipality in the metropolitan region of Porto Alegre with activities plugged into Scratch. The training proposal sought to promote learning and sharing of experiences and resources related to the integration of Computational Thinking and Mathematics through programming. This study is qualitative in nature and the data was produced through projects carried out by teachers using Scratch, dialogues between teachers when programming and responses to the forms proposed at each meeting. The results showed that programming children's stories with Scratch can contribute to the teaching of Mathematics and Computational Thinking in the 5th years of Elementary School. The teachers participating in the research changed the view they had about Computational Thinking, starting to understand it as an essential skill for various areas of knowledge. They also highlighted that programming with Scratch, as a way of materializing their ideas and projects, contributes to their practices pedagogical so that we can build knowledge in a creative way and reflect on ways of teaching Mathematics and Computational Thinking in the 5th years of elementary school. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática e Estatística. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática.
Colecciones
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Multidisciplinario (2563)Enseñanza de Matemática (205)
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