Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorBasso, Marcus Vinicius de Azevedopt_BR
dc.contributor.authorSchwambach, Luizapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-23T06:29:40Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/277564pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa apresenta uma sequência didática que explora conceitos da Geometria Espacial através da utilização de materiais manipulativos de baixo custo financeiro. A proposta tem como objetivo ampliar a visualização da construção de figuras geométricas partindo da segunda dimensão para a terceira dimensão com a utilização de linha e papel confeccionando a planificação dessas figuras e seus respectivos sólidos geométricos. Para atingir tal propósito, foram realizados dois encontros, respectivamente, sobre a elaboração dos poliedros e a reflexão de questões de olimpíadas de Matemática. A análise da produção dos alunos é feita à luz das teorias de Inhelder e Piaget (1981). A metodologia de pesquisa é inspirada no Método Clínico Piagetiano e foi possível sinalizar que a atividade não apenas desafiou os estudantes na manipulação do material, mas também ressaltou a complexidade inerente à representação visual de figuras espaciais em um espaço bidimensional. Em suma, a presente pesquisa proporcionou uma abordagem prática e eficaz para o ensino de Geometria Espacial, enfatizando não apenas a manipulação de materiais, mas também a compreensão e a transposição de conceitos tridimensionais para o plano, contribuindo assim para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes.pt_BR
dc.description.abstractThe present research introduces a didactic sequence that explores concepts of Spatial Geometry through the use of low-cost manipulative materials. The proposal aims to enhance the visualization of constructing geometric figures, starting from the second dimension to the third dimension, using line and paper to create the planning of these figures and their respective geometric solids. To achieve this purpose, two meetings were conducted, respectively, focusing on the elaboration of polyhedra and the reflection on Mathematics Olympiad problems. The analysis of student production is conducted in light of the theories of Inhelder and Piaget (1981). The research methodology is inspired by the Piagetian Clinical Method, and it was possible to indicate that the activity not only challenged students in handling the material but also highlighted the inherent complexity in visually representing spatial figures in a two-dimensional space. In summary, this research provided a practical and effective approach to teaching Spatial Geometry, emphasizing not only the manipulation of materials but also the understanding and transposition of three-dimensional concepts to the plane, thereby contributing to the cognitive development of students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeometria espacialpt_BR
dc.subjectMaterial manipulávelpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de conceitos geométricos bidimensionais e tridimensionais no 7º ano : uma abordagem à luz da teoria piagetianapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001208548pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem