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dc.contributor.advisorSant'Ana, Marilaine de Fragapt_BR
dc.contributor.authorLuz, Rafael Menguer dapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-23T06:29:18Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/277540pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo entender as potencialidades e limitações da metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação em Matemática através da Resolução de Problemas, apoiado na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval, no ensino de frações para uma turma de sexto ano. Os dados produzidos para a pesquisa foram coletados em uma turma de sexto ano de escola pública, da rede estadual do município de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. Sendo caracterizada como uma pesquisa qualitativa, e nos apoiando nos trabalhos de (Duval, 2009), (Onuchic et al., 2021) e (Polya, 2006), foi analisado como a metodologia adotada permite um ensino em que o aluno faz parte do processo de construção do conhecimento, as ferramentas para uma avaliação contínua que são possíveis ao professor, como a não-congruência de registros semióticos dificulta a conversão por parte dos estudantes durante a resolução de problemas, as dificuldades de implementação desta metodologia e aprendizados podem ser desenvolvidos com um estudo a partir da resolução de problemas geradores. Em especial analisamos como , as ferramentas para uma avaliação contínua que são possíveis ao professor, como a não-congruência de registros semióticos dificulta a conversão por parte dos estudantes durante a resolução de problemas, as dificuldades de implementação desta metodologia e aprendizados podem ser desenvolvidos com um estudo a partir da resolução de problemas geradores.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims to understand the potentialities and limitations of the Teaching-Learning-Assessment Methodology in Mathematics through Problem Solving, based on Raymond Duval’s Theory of Registers of Semiotic Representation in teaching fractions to a sixth-grade class. The data for the research were collected in a sixth-grade class in a public school in the state network of Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil. Characterized as qualitative research and drawing on the works of (Duval, 2009), (Onuchic et al., 2021), and (Polya, 2006), the study analyzed how the adopted methodology allows for teaching in which the student is involved in the knowledge construction process, the tools for continuous assessment available to the teacher, how the incongruence of semiotic registers hinders student conversion during problem-solving, the difficulties of implementing this methodology, and what learnings can be developed through a study based on the resolution of generative problems. We particularly analyze how tools for ongoing assessment available to the teacher, such as the incongruence of semiotic registers, hinder students' conversion during problem-solving, the challenges of implementing this methodology, and learnings that can be developed through a study based on the resolution of generator problems.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProblem solvingen
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectTeoria dos registros de representação semióticapt_BR
dc.subjectRegisters of semiotic representationen
dc.subjectFraçõespt_BR
dc.subjectTeaching of fractionsen
dc.titlePotencialidades e limitações da metodologia de resolução de problemas no ensino de fraçõespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001208722pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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