Ensino de matemáticas com pessoas em situação de rua
dc.contributor.advisor | Dalcin, Andréia | pt_BR |
dc.contributor.author | Mata, Luiz Felipe Sfoggia da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-23T06:28:47Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/277517 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho parte da constatação de que a quantidade de pessoas em situação de rua vem aumentando no país, índice que está potencialmente relacionado ao nível de acesso à educação. No entanto, todos têm direito à educação, e esse é um dos princípios da Constituição Brasileira. Diante desse contexto, o presente Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Matemática buscou investigar, em uma perspectiva qualitativa, como está sendo abordado o ensino de matemática com os estudantes em situação de rua na Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre (EPA). O objetivo geral da pesquisa foi buscar compreender o funcionamento da EPA e como é organizado o ensino de matemática para pessoas em situação de rua. Para isso foram feitas várias visitas à escola com o intuito de localizar documentos e realizar entrevistas. Foram entrevistados 3 estudantes em situação de rua, 1 educador e 4 educadoras, sendo 2 delas da área da matemática, ao longo do segundo semestre de 2023. Os resultados da pesquisa sinalizam para um comprometimento da escola com a proposta pedagógica que, dentre outras coisas, visa o acolhimento das pessoas em situação de rua e funciona na modalidade EJA. Os estudantes criaram vínculos de afetividade com os professores, professoras e equipe pedagógica. O cruzamento das falas dos participantes da pesquisa com os documentos oficiais e os materiais disponibilizados, sinaliza para a necessidade de uma maior articulação entre o Projeto Político Pedagógico da escola e as práticas nas aulas de matemática. Evidencia-se um comprometimento por parte das professoras de matemática, mas também a necessidade de investimento em formação para os professores que atuam nessa modalidade e com esse público. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo não disponível. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Pessoas em situação de rua | pt_BR |
dc.title | Ensino de matemáticas com pessoas em situação de rua | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001208541 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática e Estatística | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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