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dc.contributor.advisorTrasel, Marcelo Ruschelpt_BR
dc.contributor.authorVinciprova, Giulia Reispt_BR
dc.date.accessioned2024-08-23T06:28:40Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/277509pt_BR
dc.description.abstractO fenômeno da desinformação é um desafio complexo que afeta diversas esferas da sociedade e tem sido amplamente estudado na área da Comunicação. Este trabalho de pesquisa busca entender como o conceito de desinformação foi abordado em teses e dissertações de programas de pós-graduação em Comunicação no Brasil. Ao analisar o uso de termos como "pós-verdade", "fake news", "desinformação", “desordem informacional”, “fact-checking” e “infodemia” em diferentes contextos de pesquisa, buscamos identificar autores e trabalhos mais citados, assim como a diversidade de abordagens conceituais. A metodologia utilizada é a análise de conteúdo (Bardin, 2016), com foco na compreensão qualitativa dos trabalhos acadêmicos. Após a análise de 79 pesquisas, o trabalho destacou a complexidade do conceito de desinformação, evidenciando uma tendência à retroalimentação de autores e teorias, com somente 10% dos autores sendo responsáveis por um terço das citações. Conclui-se que a compreensão aprofundada da desordem informacional é crucial para desenvolver estratégias eficazes de combate, demandando reflexões sobre o papel e limites do Jornalismo e da Comunicação como prática profissional e como ciência social.pt_BR
dc.description.abstractThe phenomenon of disinformation is a complex challenge that affects different spheres of society and has been widely studied in the field of Communication. This research work seeks to understand how the concept of disinformation was addressed in theses and dissertations of postgraduate programs in Communication in Brazil. By analyzing the use of terms such as "post-truth", "fake news", "disinformation", “information disorder”, “fact-checking” and “infodemics” in different research contexts, we sought to identify the most cited authors and works, as well as the diversity of conceptual approaches. The methodology used is content analysis (Bardin, 2016), focusing on the qualitative understanding of academic works. After analyzing 79 studies, the work highlighted the complexity of the concept of misinformation, highlighting a tendency towards feedback between authors and theories, with only 10% of authors being responsible for a third of the citations. It is concluded that an in-depth understanding of information disorder is crucial to developing effective combat strategies, requiring reflections on the role and limits of Journalism and Communication as a professional practice and as a social Science.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPost-truthen
dc.subjectDesinformaçãopt_BR
dc.subjectFake newsen
dc.subjectPesquisa em comunicaçãopt_BR
dc.subjectFake newspt_BR
dc.subjectDisinformationen
dc.subjectContent analysisen
dc.subjectJournalismen
dc.titleO conceito de desinformação nas pesquisas em Comunicação : análise das teses e dissertações publicadas no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001209215pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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