O fazer dramatúrgico na dança : o processo documental em The Hot One Hundred Choreographers de Cristian Duarte
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Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
O processo da cena, desde seu princípio até seu momento-produto, está atrelado a um “fazer dramatúrgico”, considerando-o como um processo da/para a cena, sendo construída na experimentação, na composição, valorizando que isso ocorra em relação, principalmente, com o corpo e a composição coreográfica. Nesse sentido, meu interesse reside em observar uma ação dramatúrgica documental, que acaba por integrar sua relação com o social e artístico com mais evidência. Justamente, prezando esse aspecto, ...
O processo da cena, desde seu princípio até seu momento-produto, está atrelado a um “fazer dramatúrgico”, considerando-o como um processo da/para a cena, sendo construída na experimentação, na composição, valorizando que isso ocorra em relação, principalmente, com o corpo e a composição coreográfica. Nesse sentido, meu interesse reside em observar uma ação dramatúrgica documental, que acaba por integrar sua relação com o social e artístico com mais evidência. Justamente, prezando esse aspecto, tenho como objetivo analisar o fazer dramatúrgico de um coreógrafo brasileiro - Cristian Duarte - em uma produção coreográfica de dança que opera com propostas documentais da própria área, em uma cena contemporânea. Para tanto, os objetivos específicos são: identificar e compreender o fazer dramatúrgico na produção de dança contemporânea denominada The Hot One Hundred Choreographers; entender a proposta documental na dança contemporânea; compreender os principais conceitos de corpo e de coreografia como documento; perceber como o processo dramatúrgico pode viabilizar nossa alteridade, valorizando nossas referências como potências. Por meio de um estudo de caso, a análise aconteceu a partir de documentos referentes à peça, como releases, críticas, website criado pelo coreógrafo, sobretudo, pela aproximação com Cristian Duarte, com entrevistas, via Plataforma Zoom e presencialmente, assim como em conversas via Whatsapp. Cabe salientar que estive, presencialmente, como espectadora da peça, em dois diferentes momentos, em 2023. O que evidenciou-se foi o corpar de Cristian Duarte em fricção com suas referências, com documentos coreográficos escolhidos; a importância da memória e da lista criada pelo artista trazendo o que está visível, assim como a reflexão do que não está. Adiciona-se a isso, sua relação histórica, social, política e artística provocando uma reflexão sobre a urgência, competitividade, e por outro lado a articulação de padrões artísticos que acolhem um “embolamento” de tessituras sem estrutura fixa na cena, valorizando a equidade e a coletividade; o fazer dramatúrgico por princípios contemporâneos, com um fazer transitório, caótico, onde o artista buscou seus afetos, criou manobras e âncoras para a cena, bem como um website com os hiperlinks dos documentos coreográficos de referência. Por fim, observa-se a peça como um convite à importantes discussões, como a diferença da fruição por propostas documentais e diferentes poéticas em união num processo que procura deixar visível em sua materialidade os rastros de seus documentos. Assistir o trabalho de Cristian é olhar para o que vivemos, valorizando nossas referências e memórias em sua imanência, como quase-corpos que somos. ...
Abstract
The scene process, from its beginning to its moment-product, is linked to a “dramaturgical doing”, considering it as a process from/to the scene, being built on experimentation, on composition, valuing that this occurs in relation, mainly, with the body and choreographic composition. In that regard, my interest lies in observing a documentary dramaturgical action, which ends up integrating its relationship with the social and artistic with more evidence. Precisely, valuing this aspect, I aim at ...
The scene process, from its beginning to its moment-product, is linked to a “dramaturgical doing”, considering it as a process from/to the scene, being built on experimentation, on composition, valuing that this occurs in relation, mainly, with the body and choreographic composition. In that regard, my interest lies in observing a documentary dramaturgical action, which ends up integrating its relationship with the social and artistic with more evidence. Precisely, valuing this aspect, I aim at analyzing the dramaturgical work of a Brazilian choreographer - Cristian Duarte - in a choreographic dance production that operates with documentary proposals from the area itself, in a contemporary scene. Therefore, the specific aims are: to identify and understand the dramaturgical doing in the contemporary dance production called The Hot One Hundred Choreographers; understand the documentary proposal in contemporary dance; understand the main concepts of body and choreography as a document; perceive how the dramaturgical process can make our alterity viable, valuing our references as powers. Through a case study, the analysis has taken place from documents related to the play, such as releases, reviews, website created by the choreographer, above all, the approach with Cristian Duarte, with interviews, via the Zoom Platform and in person, as well as in conversations via WhatsApp. What became evident was Cristian Duarte’s embodiment in friction with his chosen choreographic documents and references, the importance of memory and the list created by the artist, bringing forth what is visible, as well as reflecting on what is not. Aditionally, it adds to this his historical, social, political, and artistic relantionship, provoking a reflection on urgency, competitiveness, and, on the other hand, the articulation of artistic standards that embrace an entanglement of textures and lack a fixed structure on stage, valuing equity and collectivity. The dramaturgical process is guided by contemporary principles, characterized by a transitory and chaotic approach, where the artist sought their affections, created maneuvers and anchors for the scene, as well as a website with hyperlinks to the choreographic reference documents. Finally, the piece inviting important discussions on the difference in experience documentary proposals and different poetics united in a process that seeks to make the traces of its documents visible in their materiality. To watch Duarte’s work is to reflect on what we experience, valuing our references and memories in their immanence, as the semi-bodies that we are. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2893)Artes Cênicas (221)
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