Ergodic-narrative gradient : the ergodic process as a narrativity reordering element
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Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar videogames através de uma perspectiva narratológica, tentando investigar até que ponto a narratividade define certos jogos, enquanto outros são conduzidos exclusivamente pelo processamento ergódico, além de analisar como a interação entre narratividade e ergodicidade ocorre nos jogos narrativos. Para tal, utilizarei alguns conceitos da narratologia funcionalista, cujos fundamentos foram propostos por Meir Sternberg (1978), bem como ...
Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar videogames através de uma perspectiva narratológica, tentando investigar até que ponto a narratividade define certos jogos, enquanto outros são conduzidos exclusivamente pelo processamento ergódico, além de analisar como a interação entre narratividade e ergodicidade ocorre nos jogos narrativos. Para tal, utilizarei alguns conceitos da narratologia funcionalista, cujos fundamentos foram propostos por Meir Sternberg (1978), bem como os conceitos de cibertexto e ergódica, cunhados por Espen Aarseth (1997). O corpus de análise consiste nos jogos de computador Hades (2020) e Her Story (2015). Embora ambos os jogos contem histórias, eles estão em polos quase opostos quando se trata das estratégias utilizadas para motivar o jogador a avançar. Tais estratégias vão desde jogos conduzidos exclusivamente por ergódica àqueles baseados majoritariamente em narratividade. Ao analisar esses dois jogos que estão em polos quase opostos, o estudo lança luz sobre os mecanismos que equilibram o processamento ergódico e a narratividade em jogos narrativos. Por fim, levanto a possibilidade de futuras pesquisas envolvendo outros videogames devido à vasta gama de elementos que não puderam ser explorados com um corpus pequeno. ...
Abstract
This end-of-course paper aims to analyze video games through a narratological perspective, trying to investigate to what extent narrativity defines certain games, whereas others are driven exclusively by ergodic processing, as well as analyzing how the interaction between narrativity and ergodic happens in narrative games. To do so, I will borrow a few concepts of functionalist narratology, whose foundations were proposed by Meir Sternberg (1978), as well as the concepts of cybertext and ergodi ...
This end-of-course paper aims to analyze video games through a narratological perspective, trying to investigate to what extent narrativity defines certain games, whereas others are driven exclusively by ergodic processing, as well as analyzing how the interaction between narrativity and ergodic happens in narrative games. To do so, I will borrow a few concepts of functionalist narratology, whose foundations were proposed by Meir Sternberg (1978), as well as the concepts of cybertext and ergodic, coined by Espen Aarseth (1997). The corpus of analysis consists of the video games Hades (2020) and Her Story (2015). Though both games tell stories, they stand on almost opposite poles when it comes to the strategies used to drive the player to keep on advancing. These strategies range from exclusively ergodic-driven games to those mostly based on narrativity. By analyzing these two near-antipodes, the study sheds light on mechanisms that balance ergodic processing and narrativity in narrative games. Finally, the possibility of future research involving other video games is raised due to the vast array of elements that could not be explored with such a small corpus. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Inglês: Licenciatura.
Coleções
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TCC Letras (1238)
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