Identificação de riscos de segurança e habilidades de resiliência : um estudo aplicado em um laboratório de engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Visualizar/abrir
Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Laboratórios acadêmicos são ambientes voltados à pesquisa e produção de conhecimento que apresentam características particulares. É comum que o quadro de colaboradores destes locais seja composto por uma parcela de estudantes sem nenhuma experiência profissional, que encontram nas atividades de pesquisa oportunidades de interagir com problemas do mundo real e construir pensamento científico, manipulando materiais e equipamentos. Estas características do ambiente de laboratório, e das atividades ...
Laboratórios acadêmicos são ambientes voltados à pesquisa e produção de conhecimento que apresentam características particulares. É comum que o quadro de colaboradores destes locais seja composto por uma parcela de estudantes sem nenhuma experiência profissional, que encontram nas atividades de pesquisa oportunidades de interagir com problemas do mundo real e construir pensamento científico, manipulando materiais e equipamentos. Estas características do ambiente de laboratório, e das atividades desenvolvidas, podem influenciar na ocorrência de acidentes (STEHLING et al., 2012; SANTOS et al., 2020). O objetivo principal deste trabalho é a identificação de riscos de segurança, utilizando a combinação das metodolodias hazard and operability study (HAZOP) e failure mode and effect analysis (FMEA), e a identificação de habilidades de resiliência presentes nos ensaios de quinta-roda e pino rei, desenvolvidos no Laboratório de Metalurgia Física da UFRGS. O trabalho foi dividido em quatro etapas: (i) observação; (ii) identificação dos riscos; (iii) identificação de habilidades de resiliência (HR) e (iv) propostas de controle. Para os ensaios investigados, os riscos mecânicos foram os mais identificados (doze etapas), seguido dos riscos físicos (onze etapas), riscos ergonômicos (cinco etapas) e riscos químicos (três etapas). Com relação às habilidades de resiliência, identificou se que, para o sistema sócio-técnico estudado, as habilidades são adquiridas ao longo do tempo e que é necessário experiência para sua consolidação. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia de Produção.
Coleções
-
TCC Engenharias (5855)
Este item está licenciado na Creative Commons License