Proposta de melhorias nas estratégias de venda de cartão-presente no varejo a partir de atributos valorizados pelos consumidores
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Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O mercado de cartões-presente (do inglês, giftcards) vem conquistando cada vez mais espaço no país, e, paralelamente a isto, nota-se um movimento do varejo de se adequar às necessidades dos consumidores, que buscam rapidez e praticidade. Nesse contexto, foi realizada uma pesquisa com diferentes perfis de consumidores para entender a percepção de importância em relação aos atributos presentes em operações de cartão-presente. Tais atributos foram levantados a partir da literatura sobre o tema e d ...
O mercado de cartões-presente (do inglês, giftcards) vem conquistando cada vez mais espaço no país, e, paralelamente a isto, nota-se um movimento do varejo de se adequar às necessidades dos consumidores, que buscam rapidez e praticidade. Nesse contexto, foi realizada uma pesquisa com diferentes perfis de consumidores para entender a percepção de importância em relação aos atributos presentes em operações de cartão-presente. Tais atributos foram levantados a partir da literatura sobre o tema e de entrevistas com especialistas do mercado, mais especificamente de uma retailtech que monta e opera sistemas de cartão-presente de diversos varejistas brasileiros. Avaliando dados de performance de tais varejistas em relação a estes mesmos atributos, foi possível realizar uma análise de importância-desempenho (IPA), que indicou em quais aspectos devem ser conduzidas melhorias nas operações conforme o segmento do varejo, visto que foi verificado que o segmento tem influência nas médias de importância de cada atributo. De modo geral, o estudo corroborou com pesquisas encontradas na literatura, revelando que os atributos das operações de cartão-presente ocupam diferentes posições em um mapa de percepções do consumidor, complementando com análises estatísticas que tais percepções diferem conforme o segmento do varejo. O trabalho destacou também, sob o cenário de uma operadora de cartões-presente, como esses dados podem ser utilizados para identificar oportunidades de melhoria de performance de venda de cartões-presente no varejo. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia de Produção.
Coleções
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TCC Engenharias (5855)
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