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dc.contributor.advisorJacques, Jocelise Jacques dept_BR
dc.contributor.authorAssunção, Letícia Formosopt_BR
dc.date.accessioned2024-08-09T06:45:46Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/277096pt_BR
dc.description.abstractExplorando continuamente o desejo do consumidor por novidades, incitando-o ao consumo efêmero e ao descarte prematuro, a indústria da moda vem configurando-se como uma das instâncias que mais tem comprometido a sustentabilidade. Percebe-se a urgente necessidade de redefinição de seus padrões, a partir de soluções mais abrangentes que atuem em outras causas dos problemas, para além de soluções técnicas ou materiais. Assim, entendemos relevante a ideia de produtos de vestuário que venham a durar mais em função, especialmente, de seu valor afetivo e que possam contribuir para a desaceleração dos ciclos de descarte e substituição. Neste sentido, esta tese tem como objetivo geral compreender as motivações do processo de longevidade dos produtos de vestuário com base na experiência do amor, a fim de desenvolver uma ferramenta de auxílio ao consumo de peças de roupa longevas. Valemo-nos de fundamentos teóricos referentes à moda, à sustentabilidade e ao campo de estudo do Design Emocional, sobretudo, os pressupostos teóricos-metodológicos da Teoria da Experiência do Amor por Produtos (RUSSO, 2010), por sua adequação com a proposta de longevidade. Com base em uma abordagem predominantemente qualitativa, por meio de survey, entrevistas em profundidade, workshop e grupo focal, foi possível verificarmos que as relações longevas, no âmbito do vestuário, surgem e se desenvolvem, em geral, com base em experiências afetivas positivas, memoráveis, estáveis e com produtos, sobretudo, atrativos, versáteis e de boa qualidade material. Constatamos que a longevidade de peças de roupa é ainda motivada por valores pessoais, sociais, materiais e/ou emocionais, bem como por características da proprietária, do produto e/ou situacionais. A compreensão destes fatores viabilizou o desenvolvimento da ferramenta proposta, como um instrumento de auxílio à realização de escolhas mais assertivas pelas consumidoras no tocante à longevidade de vestimentas, em benefício da sociedade, da economia e do meio ambiente.pt_BR
dc.description.abstractContinuously exploring the consumer's desire for novelties, inducing ephemeral consumption and premature disposal, the fashion industry has been configuring itself as one of the instances that has most compromised socio-environmental sustainability to sustain its commercial activities. Given this, there is an urgent need to redefine its standards, from more comprehensive solutions that work at the root of its problems, in addition to purely technical or material solutions. In this context, we consider relevant the idea of clothing products that will last longer due, especially, to their affective value and, therefore, that can contribute to the deceleration of the disposal and replacement cycles. In this sense, this thesis has the general objective of understanding the motivations of the longevity process of clothing products based on the experience of love, in order to develop a framework to aid the consumption of long lasting clothes. In support of the research, we used theoretical foundations referring to clothing, fashion, sustainability and the field of study of Design and Emotion. Within this field, we use, especially, the theoretical-methodological assumptions of the Experience of Love for Products Theory (RUSSO, 2010), due to their adequacy with the longevity proposal worked on here. Based on a predominantly qualitative approach, through a survey, in-depth interviews, collaborative workshop and a focus group, it was possible to verify that long-lasting relationships, in the context of clothing, arise and develop, in general, based on positive affective experiences, memorable, stable and with products, above all, attractive, versatile and of good material quality. Furthermore, we found that the longevity of clothing items is also motivated by personal, social, material and/or emotional values, as well as by characteristics of the owner, the product and/or situation. Understanding these factors enabled the development of the proposed framework, as an instrument to assist consumers in making more assertive decisions regarding the longevity of clothing for the benefit of society, the economy and the environment.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectDesign and Technologyen
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectDesign and Emotionen
dc.subjectSustainabilityen
dc.subjectDesign emocionalpt_BR
dc.subjectExperience of loveen
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectFashionen
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectLongevityen
dc.titleLongevidade de produtos de vestuário com base na experiência do amor : ferramenta de auxílio ao consumo de peças de roupa longevaspt_BR
dc.title.alternativeClothing products longevity based on the experience of love : framework to aid the consumption of long-lasting clothesen
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coPizzato, Gabriela Zubaran de Azevedopt_BR
dc.identifier.nrb001208065pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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