Percepção da carga de trabalho mental : uma análise das diferenças pelo viés de gênero entre os estudantes de engenharia da UFRGS
View/ Open
Date
2024Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O período de graduação apresenta desafios significativos para os estudantes, especialmente na engenharia, devido às rigorosas exigências dos cursos, à extensa grade curricular e às longas horas de estudo. Ao abordar esse cenário sob a ótica de gênero, torna se crucial compreender as diferentes particularidades enfrentadas por homens e mulheres em sua experiência acadêmica. Diante disso, o principal objetivo deste estudo foi investigar as disparidades na percepção da carga de trabalho mental ent ...
O período de graduação apresenta desafios significativos para os estudantes, especialmente na engenharia, devido às rigorosas exigências dos cursos, à extensa grade curricular e às longas horas de estudo. Ao abordar esse cenário sob a ótica de gênero, torna se crucial compreender as diferentes particularidades enfrentadas por homens e mulheres em sua experiência acadêmica. Diante disso, o principal objetivo deste estudo foi investigar as disparidades na percepção da carga de trabalho mental entre os estudantes de Engenharia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Para alcançar esse propósito, foi aplicado um questionário, baseado na ferramenta NASA-TLX, com estudantes de Engenharia da UFRGS e, posteriormente, analisados os comportamentos gerais das respostas, bem como específicos de gênero. Os resultados confirmaram evidências da literatura, revelando uma carga de trabalho elevada, especialmente entre as estudantes mulheres. O estudo destacou também as ações já promovidas pela universidade, identificando áreas para aprimoramento e desenvolvimento. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia de Produção.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License