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dc.contributor.advisorGerling, Cristina Maria Pavan Capparellipt_BR
dc.contributor.authorSouza, Pedro Paulo da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2024-07-19T06:23:23Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/276615pt_BR
dc.description.abstractEste estudo aborda a relação entre a estruturação da rotina de estudos e a administração da ansiedade na performance musical, utilizando um modelo de aprendizagem autorregulada. No primeiro capítulo, explora-se o conceito da APM, bem como os sintomas e os tratamentos convencionais, como terapias cognitivas e comportamentais, além de abordagens alternativas, como biofeedback e a técnica de Alexander. Na segunda parte do capítulo, investiga-se a aplicação da abordagem autorregulada para melhorar o desempenho musical e reduzir a APM, analisando seis modelos de autorregulação da aprendizagem. Esta revisão de literatura fornece uma base teórica para explorar a aplicação prática das técnicas de autorregulação propostas por Zimmerman (1998, 2000) no controle da ansiedade em performances musicais. No segundo capítulo, apresento detalhadamente o estudo de caso autoetnográfico sobre a minha prática instrumental, aplicando as fases do modelo de autorregulação de Zimmerman (1998, 2000) na preparação para o recital obrigatório do Programa de Pós-Graduação da UFRGS. No terceiro capítulo, são apresentados os resultados da aplicação desse modelo, desde a fase de planejamento até a fase de autorreflexão, analisando o impacto das estratégias utilizadas no processo de preparação do recital, bem como refletindo sobre a administração dos níveis de APM durante um recital avaliativo.pt_BR
dc.description.abstractThis study addresses the relationship between the structuring of instrumental practice and the management of musical performance anxiety, using a self-regulated learning model. In the first chapter, the concept of MPA is explored, as well as the symptoms and conventional treatments, such as cognitive and behavioral therapies, in addition to alternative approaches, such as biofeedback and the Alexander technique. In the second part of the chapter, the application of the self-regulated approach to improving musical performance and reducing MPA is investigated, analyzing six models of self-regulated learning. This systematic literature review provides a theoretical basis for exploring the practical application of the self-regulation techniques proposed by Zimmerman (1998, 2000) in controlling anxiety in musical performances. In the second chapter, I present a detailed autoethnographic case study of my instrumental practice, applying the phases of Zimmerman's (1998, 2000) self-regulation model in preparation for the compulsory recital at the UFRGS Graduate Program. In the third chapter, the results of the application of this model are presented, from the planning phase to the self- assessment phase, analyzing the impact of the strategies used in the recital preparation process, as well as reflecting on the management of APM levels during an evaluative recital.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectMusic performance anxietyen
dc.subjectPerformance musicalpt_BR
dc.subjectAPM managementen
dc.subjectSelf-regulation of learningen
dc.subjectAutorregulaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem musicalpt_BR
dc.subjectStructuring individual practiceen
dc.subjectRotinapt_BR
dc.subjectMúsica : Estudopt_BR
dc.titleA administração da Ansiedade na Performance Musical (APM) através da implementação da autorregulação da aprendizagem na rotina de estudospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001206670pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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