Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPires, Fabiana Schneiderpt_BR
dc.contributor.authorDelgado, Ana Carolina Limapt_BR
dc.date.accessioned2024-07-19T06:21:12Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/276491pt_BR
dc.description.abstractEste estudo busca mapear a comunicação e a interculturalidade relacionadas à aprendizagem do cuidado em saúde na prática profissional de médicos e odontólogos. O método consiste na revisão de escopo construída a partir da metodologia Joanna Briggs Institute (JBI), usando a extensão do checklist PRISMA-ScR. São incluídos estudos relativos ao acrônimo adotado na pesquisa: população, conceito e contexto (PCC). Considerando os termos definidos – P: estudantes do curso de graduação e pós-graduação em medicina ou odontologia, C: comunicação, interculturalidade e cuidado em saúde e C: formação em saúde – buscou-se as fontes em bases de dados, portais de informação científica e literatura cinzenta. A seleção ocorreu por dois revisores, utilizando o software Rayyan, e discordâncias foram avaliadas por um terceiro revisor. A triagem e a sumarização dos dados foram operacionalizadas pelas seguintes etapas: reconhecimento dos estudos relevantes; seleção dos estudos; extração dos dados; sumarização e relatório dos resultados; e divulgação dos resultados. Os resultados são demonstrados em tabelas e discussão narrativa. A revisão foi registrada no Open Science Framework, osf.io/zgpfw, e identificada pelo DOI 10.17605/OSF.IO/9NH6G. Após as análises, observa-se que as diferenças entre a cultura dos profissionais e a dos indivíduos é uma fragilidade que dificulta o cuidado em saúde. Da mesma forma, são poucas as propostas pedagógicas que buscam modificar tal cenário pelo desenvolvimento de atitudes interculturais, dada a complexidade cultural das populações brasileiras. Os cenários de aprendizado inseridos ao cotidiano da saúde são considerados potencialidades, pois a formação em serviço predispõe entendimento e respeito às culturas distintas, desmistificando rótulos e preconceitos sobre diferentes grupos sociais. A autorreflexão das competências profissionais e atitudes analíticas sobre os aspectos políticos, estruturais e governamentais são pontuados como competências profissionais. Por fim, os resultados reafirmam às instâncias formadoras a relevância do ensino/aprendizagem centrado na interculturalidade, autorreflexão sobre o saber, fazer e ser profissional, ação crítica sobre os determinantes em saúde, e à inserção de lideranças e políticas culturalmente diversas nas estruturas educacionais.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to map communication and interculturality in the teaching of health care in professional medical and dental practice. The method used in this study is the scoping review based on the Joanna Briggs Institute methodology (JBI), using the PRISMA-ScR checklist extension. This research covers studies related to the adopted acronym, namely: population, concept and context (PCC), where P are undergraduate and postgraduate students in medicine or dentistry; C is communication, interculturality and health care; and C is academic education in the health field. Considering these definitions, this research sought its sources in databases, as well as scientific information portals and gray literature. Two reviewers were responsible for the selection, using the Rayyan software. A third reviewer was responsible for evaluating the disagreements. This research carried out the screening and summarization of data through the following steps: identification of the research problem; recognition of relevant studies; choice of studies; data extraction; systematization and reporting of results; dissemination of results. Tables and narrative discussion were the instruments chosen to present the results. The researcher registered the review in the Open Science Framework, osf.io/zgpfw, and in the following DOI: 10.17605/OSF.IO/9NH6G. Based on the analyses, this study notes that the differences between the culture of professionals and that of individuals is a weakness that can interfere in the health care. The study also realizes that there are few pedagogical proposals that seek to modify the current scenario through the improvement of intercultural attitudes that consider Brazilian cultural complexity. Learning scenarios in everyday health services are good possibilities, as in-service training promotes respect for cultural diversity and demystifies social labels. The study indicates that self-reflection regarding professional skills and analytical attitudes, as well as political, structural, and governmental aspects, is a professional skill. Finally, the aspects identified by this research reaffirm to Brazilian academia the importance of teaching/learning focused on interculturality, on self-reflection on professional knowledge, professional practice, and professional being, on critical action regarding the determinants in the field of health, and, no less important, on the culturally diverse leadership in the structures of the education system.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOdontologiapt_BR
dc.subjectDentistryen
dc.subjectMedicineen
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectInterculturalityen
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectMedicinapt_BR
dc.subjectCompetência culturalpt_BR
dc.subjectHealth careen
dc.titleInterculturalidade, comunicação e aprendizagem do cuidado em saúde : revisão de escopopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001206615pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples