A opinião dos licenciados em música sobre sua formação
Visualizar/abrir
Data
2003Tipo
Assunto
Resumo
Este trabalho parte do questionamento aos licenciandos em música sobre a adequação de sua formação em relação às demandas pedagógico-musicais. Busquei identificar as áreas e espaços de atuação em que os licenciandos estão inseridos, bem como as demandas pedagógico-musicais necessárias para atuar nos contextos educacionais. O referencial teórico do trabalho está fundamentado nas perspectivas de formação de professores segundo Pérez Gómez (2000): perspectiva acadêmica, perspectiva técnica, perspe ...
Este trabalho parte do questionamento aos licenciandos em música sobre a adequação de sua formação em relação às demandas pedagógico-musicais. Busquei identificar as áreas e espaços de atuação em que os licenciandos estão inseridos, bem como as demandas pedagógico-musicais necessárias para atuar nos contextos educacionais. O referencial teórico do trabalho está fundamentado nas perspectivas de formação de professores segundo Pérez Gómez (2000): perspectiva acadêmica, perspectiva técnica, perspectiva prática e perspectiva de reconstrução social. Foi realizado um survey de pequeno porte, envolvendo licenciandos de três universidades federais do Rio Grande do Sul. A técnica de pesquisa utilizada foi a da entrevista semi-estruturada. Os cursos de música foram analisados conjuntamente, pois busquei compreender "a voz" dos licenciados como um todo. Os relatos dos licenciandos sugerem que sua formação esteve dentro da perspectiva acadêmica, perspectiva técnica e prática, mas, atualmente, a formação de professores deve estar inserida na perspectiva de reconstrução social. ...
Abstract
This paper starded questioning the Music college graduated about their adjustment education to music-pedagogical demands. I tried to identify areas and performance places where they are in, and also necessary music-pedagogical demands in the educational context. The theoretical basis follows the perspective of teachers education, according to Pérez Gómez (2000): acadêmic, technical, practical and social reconstrution perspective. It was applied a small survey, involving students of three Federa ...
This paper starded questioning the Music college graduated about their adjustment education to music-pedagogical demands. I tried to identify areas and performance places where they are in, and also necessary music-pedagogical demands in the educational context. The theoretical basis follows the perspective of teachers education, according to Pérez Gómez (2000): acadêmic, technical, practical and social reconstrution perspective. It was applied a small survey, involving students of three Federal Universities in Rio Grande do Sul. It was applied the semi-structured interview. Music courses were analised all together, because I tried to "undestand" their voices as a whole. Their reports suggest that their education are within academic, technical and practical perspective but today the it must be into a social reconstruction perspective. ...
Contido em
Revista da Fundarte. Montenegro, RS. Vol. 3, n. 5 (jan./jun. 2003), p. 38-41
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40304)Ciências Humanas (6926)
-
Artigos de Periódicos (40304)Linguística, Letras e Artes (2737)
Este item está licenciado na Creative Commons License