A invenção do pesquisador em educação : atores, autores e práticas
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Data
2018Tipo
Outro título
The invention of the researcher in education : actors, authors and practices
Resumo
Esta pesquisa inscreve-se entre aquelas que tomam em análise a definição do campo de pesquisa em Educação. Objetiva-se analisar um conjunto de artigos que versam sobre o tema. Para atingir tal propósito, utilizou-se uma investigação de cunho qualitativo, que fez uso da pesquisa bibliográfica e do procedimento de fichamento de artigos reconhecidos no âmbito acadêmico da pesquisa em educação. Neste processo, levantaram-se os principais materiais e realizou-se a seleção particular deles, de maneir ...
Esta pesquisa inscreve-se entre aquelas que tomam em análise a definição do campo de pesquisa em Educação. Objetiva-se analisar um conjunto de artigos que versam sobre o tema. Para atingir tal propósito, utilizou-se uma investigação de cunho qualitativo, que fez uso da pesquisa bibliográfica e do procedimento de fichamento de artigos reconhecidos no âmbito acadêmico da pesquisa em educação. Neste processo, levantaram-se os principais materiais e realizou-se a seleção particular deles, de maneira a chegar aos dez textos apresentados nos resultados e discussões. As informações qualitativas que emergiram após o fichamento dos textos foram submetidas à análise de conteúdo de Bardin (2009). Dos temas tratados nos dez textos analisados, como corpus da análise da pesquisa, três grandes categorias emergiram. São elas: o oficio do pesquisador; normatização da pesquisa; e o campo científico da educação. Os resultados apresentam textos que dialogam entre si, formando uma estrutura de leitura dos artigos relacionados à pesquisa em educação, direcionando o leitor para a construção de metodologias ativas e reflexivas na pesquisa em educação. ...
Contido em
Revista FSA. Teresina. Vol. 15, n. 5 (2018), p. 89-111.
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Nacional
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