(Re)pensando a formação docente : o que o ensino remoto emergencial diz sobre a formação do professor?
Visualizar/abrir
Data
2022Tipo
Outro título
(RE)thinking Teaching Training : what does rmergency remote Eeucation say about teacher training?
Assunto
Resumo
O ensino remoto emergencial foi criado para adaptar as práticas da edu-cação formal. Esta ação, entendida como provisória, desvelou movimentos e urgências que estão para além do contexto de pandemia do novo Coro-navírus. Neste artigo, foi utilizada a metodologia de revisão sistemática de literatura para realizar um levantamento sobre os desafios apresentados no ensino emergencial remoto e traçar reflexões sobre as características necessárias nos docentes no mundo permeado pela cibercultura. Os ...
O ensino remoto emergencial foi criado para adaptar as práticas da edu-cação formal. Esta ação, entendida como provisória, desvelou movimentos e urgências que estão para além do contexto de pandemia do novo Coro-navírus. Neste artigo, foi utilizada a metodologia de revisão sistemática de literatura para realizar um levantamento sobre os desafios apresentados no ensino emergencial remoto e traçar reflexões sobre as características necessárias nos docentes no mundo permeado pela cibercultura. Os resul-tados apontaram que os desafios enfrentados pelos docentes independem de nível de ensino: falta de formação para atuar com tecnologias; alunos apáticos e sem acesso à internet; docentes sobrecarregados com múltiplas atividades são alguns deles. Conclui-se apontando a necessidade de uma formação docente que abarque distintas e novas competências e habilida-des necessárias para sua atuação no contexto atual de ensino remoto e no ensino híbrido em um cenário pós-pandemia. ...
Abstract
Emergency remote education was created to adapt formal education practices. This action, understood as provisional, revealed movements and emergencies that are beyond the context of the new Coronavirus pandemic. In this article, the methodology of systematic literature review was used to carry out a survey on the challenges presented in remote emergency education and to draw reflections on the necessary characteristics of teachers in the world permeated by cyberculture. The results pointed out ...
Emergency remote education was created to adapt formal education practices. This action, understood as provisional, revealed movements and emergencies that are beyond the context of the new Coronavirus pandemic. In this article, the methodology of systematic literature review was used to carry out a survey on the challenges presented in remote emergency education and to draw reflections on the necessary characteristics of teachers in the world permeated by cyberculture. The results pointed out that the challenges faced by teachers are independent of level of education: lack of training to work with technologies; apathetic students and without access to the Internet; teachers overloaded with multiple activities, are some of them. We conclude by pointing out the need for a teacher training. ...
Contido em
EAD em Foco. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 12, n. 1 (2022), e1632, p. 1-16
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (42890)Ciências Humanas (7460)
Este item está licenciado na Creative Commons License
