Ética e currículo
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Data
2006Tipo
Assunto
Resumo
O artigo aborda a relação entre ética e currículo, a partir de três pontos de análise. O primeiro se refere à reivindicação histórica pelo sentido ético da educação, o que pressupõe a aceitação de determinados princípios morais, que fazem a inscrição, em cada sujeito, de uma história compartilhada de valores, de orientações sobre o bem e o mal. O segundo aspecto trata da questão da ensinabilidade da ética, interpretada através das posições de Platão, Rosseau e Kant, para indicar que a formação ...
O artigo aborda a relação entre ética e currículo, a partir de três pontos de análise. O primeiro se refere à reivindicação histórica pelo sentido ético da educação, o que pressupõe a aceitação de determinados princípios morais, que fazem a inscrição, em cada sujeito, de uma história compartilhada de valores, de orientações sobre o bem e o mal. O segundo aspecto trata da questão da ensinabilidade da ética, interpretada através das posições de Platão, Rosseau e Kant, para indicar que a formação ética é tematizada como irrenunciável, mas não se ensina alguém a ser virtuoso ou a ser ético como se ensinam outros saberes. O terceiro aspecto da análise se refere à ética no mundo contemporâneo, particularmente as relações entre ética e estética, que abrem perspectivas diferenciadas para a criação de um ambiente educativo sensível à pluraridade de formas de vida e de valores presentes em nosso cotidiano. ...
Abstract
The article approaches the relationship between the ethics and the curriculum from three points of analysis. The first one is referred to the historical claiming of the ethical of the education that resumes the acceptation of same determined moral principles which makes the inscription in each subject of a history full of shared values and the orientation about good and the bad. The second aspect treats the question about the teaching of the ethics interpreted by Plato, Rousseau and Kant's posi ...
The article approaches the relationship between the ethics and the curriculum from three points of analysis. The first one is referred to the historical claiming of the ethical of the education that resumes the acceptation of same determined moral principles which makes the inscription in each subject of a history full of shared values and the orientation about good and the bad. The second aspect treats the question about the teaching of the ethics interpreted by Plato, Rousseau and Kant's positions to indicate that the ethical formation is themetised as unrenunciable, but we don't teach someone to be virtuous or to be ethical as we teach the other knowledges through a specific curricular action. The third aspect of the analysis is referred to the ethics in the contemporaneous world, particularly the relationship between the ethics and aesthetics which opens differentiable perspectives to create and educational environment sensible to the plurality of the living forms and the present values in our daily everyday. ...
Contido em
Praksis : revista do ICHLA. Novo Hamburgo, RS. Vol. 3, n. 2 (ago. 2006), p. 25-32
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