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dc.contributor.advisorRevillion, Jean Philippe Palmapt_BR
dc.contributor.authorHeck, Natália de Vargaspt_BR
dc.date.accessioned2024-04-23T06:37:54Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/275006pt_BR
dc.description.abstractA inovação desempenha um papel essencial na indústria de alimentos, permitindo a expansão de mercados, aumento de receitas e aprimoramento de processos. Essa busca por novidades é crucial em um mercado dinâmico, onde a introdução de produtos e processos inovadores contribui para a competitividade e atende às demandas em constante evolução dos consumidores. Seja pela introdução de novos produtos ou pela melhoria de processos existentes, a inovação é um investimento essencial para o crescimento e a sustentabilidade das empresas no setor alimentício. Portanto, o objetivo do trabalho foi investigar os principais fatores que exercem influência na adoção da inovação organizacional no contexto da indústria de alimentos e bebidas, a partir do desdobramento da Teoria da Inovação do Comportamento Planejado (I-TCP) em valores organizacionais, pressão institucional e fatores de controle. Para tanto, foi elaborado um modelo de questionário baseado na I-TCP, e as respostas foram analisadas de forma qualitativa. As entrevistas com dois especialistas proporcionaram uma visão abrangente da dinâmica de inovação, destacando as diferenças entre as empresas brasileira e chilena no setor de alimentos e bebidas. A disposição para assumir riscos, parcerias estratégicas e capacidade de reação rápida às oportunidades de mercado emergem como elementos cruciais para impulsionar a inovação e a competitividade empresarial. Conclui-se que a utilização do modelo I-TCP como uma ferramenta para promover e compreender a inovação organizacional foi satisfatória, assumindo importância ao validar a eficácia do modelo nesse contexto.pt_BR
dc.description.abstractInnovation plays an essential role in the food industry, enabling market expansion, increased revenue and process improvement. This search for innovation is crucial in a dynamic market, where the introduction of innovative products and processes contributes to competitiveness and meets the constantly evolving demands of consumers. Whether by introducing new products or improving existing processes, innovation is an essential investment for the growth and sustainability of companies in the food sector. Therefore, the objective of the work was to investigate the main factors that influence the adoption of organizational innovation in the context of the food and beverage industry, based on the unfolding of the Theory of Innovation of Planned Behavior (I-TCP) in organizational values, institutional pressure and control factors. To this end, a questionnaire model based on I-TCP was developed, and the responses were analyzed qualitatively. Interviews with two experts provided a comprehensive view of innovation dynamics, highlighting the differences between Brazilian and Chilean companies in the food and beverage sector. The willingness to take risks, strategic partnerships and the ability to react quickly to market opportunities emerge as crucial elements to boost innovation and business competitiveness. It is concluded that the use of the I-TCP model as a tool to promote and understand organizational innovation was satisfactory, assuming importance in validating the effectiveness of the model in this context.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInovação organizacionalpt_BR
dc.subjectOrganizational innovationen
dc.subjectTeoria da inovação do comportamento planejadopt_BR
dc.subjectPlanned Behavior Innovation Theoryen
dc.subjectIndústria de alimentospt_BR
dc.subjectFood and Beverage industryen
dc.subjectBebidaspt_BR
dc.titleTeoria da inovação do comportamento planejado na indústria de bebidas e alimentospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001200795pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências e Tecnologia de Alimentospt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia de Alimentospt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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