Ciência e tecnologia : produção de conhecimento em Moçambique entre 2003 a 2008
dc.contributor.advisor | Oliveira, Renato de | pt_BR |
dc.contributor.author | Monteiro, Maria Helena Walters | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-01-26T05:59:20Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/27497 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho teve por objetivo analisar, duma forma geral, a produção de conhecimento em Moçambique, tendo em conta fatores educacionais e sócioculturais, perceber de que forma os mesmos influenciam a produção de conhecimento no país. O trabalho não pretende avaliar as políticas educacionais e de ciência e tecnologia, mas partindo delas buscou-se elaborar uma análise sociológica da relação que existe entre o papel da educação e os fatores sociais e culturais na produção de conhecimento e da relevância da ciência e tecnologia para o desenvolvimento do país. Apesar da ênfase dada, em termos de políticas, à importância da ciência e tecnologia para o desenvolvimento, as ações práticas demonstram que o habitus existente no sistema de ensino, condicionado por uma herança colonial onde o conhecimento era transmitido de forma limitada e, pela ausência duma cultura científica que afeta o sistema de ciência e tecnologia e certos segmentos da sociedade moçambicana, contribui para a manutenção duma visão de pouca relevância da atividade científica e tecnológica para o desenvolvimento do país. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho teve por objetivo analisar, duma forma geral, a produção de conhecimento em Moçambique, tendo em conta fatores educacionais e sócioculturais, perceber de que forma os mesmos influenciam a produção de conhecimento no país. O trabalho não pretende avaliar as políticas educacionais e de ciência e tecnologia, mas partindo delas buscou-se elaborar uma análise sociológica da relação que existe entre o papel da educação e os fatores sociais e culturais na produção de conhecimento e da relevância da ciência e tecnologia para o desenvolvimento do país. Apesar da ênfase dada, em termos de políticas, à importância da ciência e tecnologia para o desenvolvimento, as ações práticas demonstram que o habitus existente no sistema de ensino, condicionado por uma herança colonial onde o conhecimento era transmitido de forma limitada e, pela ausência duma cultura científica que afeta o sistema de ciência e tecnologia e certos segmentos da sociedade moçambicana, contribui para a manutenção duma visão de pouca relevância da atividade científica e tecnológica para o desenvolvimento do país. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Production of knowledge | en |
dc.subject | Sociologia do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Science and technology and development | en |
dc.subject | Sociologia da tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Educational | en |
dc.subject | Produção do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Socio-cultural factors | en |
dc.subject | Ciência e tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Política educacional | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Moçambique | pt_BR |
dc.title | Ciência e tecnologia : produção de conhecimento em Moçambique entre 2003 a 2008 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000764722 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Sociologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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