STEAM, design e tecnologia : uso de microscopias como veículo de comunicação visando a popularização da ciência
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Data
2024Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
O STEAM sigla para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática é uma abordagem transdisciplinar que envolve conhecimentos diversos para a criação de um conhecimento mais completo, essa abordagem tem se mostrado uma ferramenta transdisciplinar de conexão de saberes e competências diversas em campos de conhecimento (aparentemente) diferentes, criando a possibilidade de construir conhecimentos e competências acerca da vida e da ciência. Conhecimentos relacionados à ciência e suas tecnologi ...
O STEAM sigla para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática é uma abordagem transdisciplinar que envolve conhecimentos diversos para a criação de um conhecimento mais completo, essa abordagem tem se mostrado uma ferramenta transdisciplinar de conexão de saberes e competências diversas em campos de conhecimento (aparentemente) diferentes, criando a possibilidade de construir conhecimentos e competências acerca da vida e da ciência. Conhecimentos relacionados à ciência e suas tecnologias apresentam uma certa restrição de divulgação com a população em geral, talvez algumas tecnologias e conhecimentos são de difícil acesso até mesmo para a comunidade acadêmica. Pensando nisso, o presente trabalho identifica uma problemática de "como popularizar esse conhecimento restrito com a sociedade e como conectar o público geral a esse conhecimento e a essas tecnologias?". Com a finalidade de responder a problemática, esse estudo recorreu ao Design & Tecnologia para aplicação do STEAM como uma ferramenta de popularização da ciência de forma lúdica e criativa, utilizando da construção de artefatos como linguagens de uma comunicação de fácil compreensão e que possa estar presente no dia-a-dia do público em geral, para isso foi aplicado uma amostra visual da ciência, o universo microscópico, mais especificamente as micrografias metalográficas e microscopias cerâmicas, transformando-as em artefatos que exploram o lúdico visando disseminar a ciência. Objetivos como aplicar metalografias e microscopias cerâmicas em outras formas com outras aplicações, como artigos de moda, jogos interativos, texturas tridimensionais e obras de arte foram alcançados devido a aplicação do STEAM nesta pesquisa. Os resultados dos artefatos mostraram a possibilidade de entrelaçar arte e ciência para gerar substratos que apresentam e comunicam a ciência de maneira criativa e inovativa, explorando técnicas e materiais, criando arte com a ciência e expandindo o seu potencial de alcance. ...
Abstract
The STEAM acronym, representing Science, Technology, Engineering, Arts, and Mathematics, embodies a transdisciplinary approach that integrates diverse knowledge to create a more comprehensive understanding. This approach serves as a transdisciplinary tool for connecting various fields of knowledge and competencies, seemingly disparate, allowing the construction of knowledge and skills related to life and science. However, dissemination of knowledge related to science and its technologies often ...
The STEAM acronym, representing Science, Technology, Engineering, Arts, and Mathematics, embodies a transdisciplinary approach that integrates diverse knowledge to create a more comprehensive understanding. This approach serves as a transdisciplinary tool for connecting various fields of knowledge and competencies, seemingly disparate, allowing the construction of knowledge and skills related to life and science. However, dissemination of knowledge related to science and its technologies often faces challenges, with certain technologies and information remaining inaccessible even within the academic community. This study addresses the issue of how to popularize this restricted knowledge within society and establish connections between the general public and these technologies. To tackle this challenge, the research employs Design & Technology to apply STEAM as a tool for making science more accessible in a playful and creative manner. This involves constructing artifacts as languages for easy comprehension, intending to integrate into the everyday lives of the general public. The study showcases a visual representation of science, specifically microscopic images such as metallography and ceramic microscopy, transforming them into artifacts that explore the playful aspect to disseminate science. The objectives include applying metallography and ceramic microscopy to other forms with different applications, such as fashion articles, interactive games, three-dimensional textures, and works of art. These objectives were successfully achieved through the application of STEAM in this research. The results of the artifacts demonstrate the possibility of intertwining art and science to generate substrates that creatively and innovatively present and communicate science. By exploring techniques and materials, creating art with science, and expanding its potential reach, this approach establishes an inspiring bridge between science and the broader community. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Design.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (6071)Design (389)
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