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A interação mãe-bebê em diferentes contextos de brincadeira : perspectivas empíricas e psicométricas
dc.contributor.advisor | Frizzo, Giana Bitencourt | pt_BR |
dc.contributor.author | Mallmann, Manoela Yustas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-04-11T06:26:26Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/274639 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente tese objetivou investigar a brincadeira conjunta pais-bebê no contexto das mídias digitais e sua influência para a qualidade da interação. Para isso, foram realizados três estudos. O primeiro objetivou mapear a literatura científica a respeito do uso das mídias digitais em momentos de brincadeira conjunta pais-criança. Foram incluídos 14 artigos, e os resultados sintetizados a partir de análise temática. Os três temas indicaram contradições nos estudos que buscam comparar a qualidade da interação em diferentes momentos de brincadeira (com e sem o uso das mídias digitais), com resultados apontando pontos positivos e outros negativos no uso das mídias digitais para brincar. A partir dessa revisão também se identificou a falta de instrumentos de avaliação da interação pais-bebê validados para a população brasileira. Com isso, o segundo artigo teve como objetivo avaliar as propriedades psicométricas do Protocolo de Avaliação da Interação Diádica (PAID), um instrumento de avaliação da interação pais bebê. 71 díades mãe-bebê (bebês com idade média de 17,02 meses) foram observadas em uma sequência interativa. A análise fatorial exploratória encontrou uma estrutura de dois fatores, intitulados “Características da Díade” e “Características do Adulto”. Os resultados sugerem que o PAID avalia tanto um aspecto bidirecional da interação, como um aspecto centrado no adulto. Por fim, o terceiro artigo objetivou avaliar a qualidade da interação mãe-bebê da mesma amostra do segundo estudo, em três diferentes momentos de brincadeira: brincadeira livre (sem objetos), com brinquedos e com o celular. A partir dos resultados, o estudo sugere maior qualidade da interação nas brincadeiras sem mídias digitais. Em conjunto, os dados da tese apontam que, embora exista potencial de um uso positivo das mídias digitais durante a brincadeira, os bebês têm interação de maior qualidade com o cuidador sem o uso das mesmas. Discute-se o papel dos pais em uma atividade tão crucial da infância, que é o brincar. | pt_BR |
dc.description.abstract | The aim of this thesis was to investigate joint parent-child play in the context of digital media and its influence on the quality of the interaction. To this end, three studies were carried out. The first aimed to map the scientific literature on the use of digital media in moments of joint parent-child play. Fourteen articles were included and the results synthesized using thematic analysis. The three themes indicated contradictions in the studies that aimed to compare the quality of interaction in different moments of play (with and without the use of digital media), with studies pointing out positive and other negative outcomes in the use of digital media for play. This review also identified a lack of parent-child interaction assessment tools validated for the Brazilian population. With this in mind, the second article aimed to evaluate the psychometric properties of the Dyadic Interaction Assessment Protocol (PAID), an instrument for assessing parent-child interaction. 71 mother-baby dyads (babies with an average age of 17.02 months) were observed in an interactive sequence. Exploratory factor analysis found a two-factor structure, entitled "Dyad Features" and "Adult Features". The results suggest that the PAID evaluates both a bidirectional aspect of interaction and an adult-centered aspect. Finally, the third article aimed to evaluate the quality of mother-infant interaction in the same sample as the second study, in three different moments of play: free play (without objects), with toys and with smartphone. Based on the results, the study suggests a higher quality of interaction in play without digital media. Taken together, the data in the thesis highlights that, although there is potential for positive use of digital media during play, babies have higher quality interaction with the caregiver without the use of digital media. The role of parents in such a crucial childhood activity as play is discussed. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Joint play | en |
dc.subject | Relações pais-filho | pt_BR |
dc.subject | Parent-baby interaction | en |
dc.subject | Bebês | pt_BR |
dc.subject | Comportamento de brincar | pt_BR |
dc.subject | Digital media | en |
dc.subject | PAID | en |
dc.subject | Smartphone | pt_BR |
dc.subject | Uso da internet | pt_BR |
dc.subject | Validade dos testes | pt_BR |
dc.subject | Métodos de observação | pt_BR |
dc.subject | Psicometria | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Revisão de literatura | pt_BR |
dc.title | A interação mãe-bebê em diferentes contextos de brincadeira : perspectivas empíricas e psicométricas | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001200091 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
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