A ética na Ciência nos projetos pedagógicos dos cursos de Bacharelado em Física e Astronomia no Brasil
View/ Open
Date
2023Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
A ética no fazer científico se mostra necessária, uma vez que a formação de cientistas não se trata da formação de meros técnicos, mas de seres humanos impelidos a tomar decisões. Desta forma, torna-se uma preocupação que bacharéis em Física e Astronomia tenham sua formação pautada na ética. Para analisar esta questão, nos debruçamos sobre os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) das universidades com maior número de publicações em Física e Astronomia em busca do termo “ética”. Esta análise te ...
A ética no fazer científico se mostra necessária, uma vez que a formação de cientistas não se trata da formação de meros técnicos, mas de seres humanos impelidos a tomar decisões. Desta forma, torna-se uma preocupação que bacharéis em Física e Astronomia tenham sua formação pautada na ética. Para analisar esta questão, nos debruçamos sobre os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) das universidades com maior número de publicações em Física e Astronomia em busca do termo “ética”. Esta análise teve como referencial teórico capítulos do livro “A Construção das Ciências” de Gérard Fourez e as diretrizes éticas das sociedades científicas Sociedade Brasileira de Física (SBF) e Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). Como resultado, obtivemos que nem todos os PPCs analisados citam o termo “ética” e, para os que citam, comumente não se contextualiza seu sentido. Relacionando com as diretrizes éticas adotadas, os contextos mais comuns se tratam da defesa da sociedade e meio ambiente e ensino e divulgação de ciências. Concluímos que para uma análise mais completa da presença do debate ético dentro dos cursos de bacharelado citados, é necessário um estudo de planos de ensino. Ademais, apontamos a importância dos desdobramentos que os objetivos do PPC de formar profissionais éticos devem ter, em toda experiência do curso. ...
Abstract
Ethics in scientific practice is necessary, since the training of scientists is not about training mere technicians, but human beings impelled to make decisions. Therefore, it becomes a concern that graduates in Physics and Astronomy have their training based on ethics. To analyze this issue, we looked at the Course Pedagogical Projects (PPCs) of universities with the largest number of publications in Physics and Astronomy in search of the term “ethics”. This analysis had as theoretical referen ...
Ethics in scientific practice is necessary, since the training of scientists is not about training mere technicians, but human beings impelled to make decisions. Therefore, it becomes a concern that graduates in Physics and Astronomy have their training based on ethics. To analyze this issue, we looked at the Course Pedagogical Projects (PPCs) of universities with the largest number of publications in Physics and Astronomy in search of the term “ethics”. This analysis had as theoretical reference chapters from the book “The Construction of Sciences” by Gérard Fourez and the ethical guidelines of the scientific societies Brazilian Physics Society (SBF) and Brazilian Astronomical Society (SAB). As a result, we found that not all PPCs analyzed mention the term “ethics” and, for those that do, its meaning is often not contextualized. Related to the adopted ethical guidelines, the most common contexts are the defense of society and the environment and science teaching and dissemination. We conclude that for a more complete analysis of the presence of ethical debate within the aforementioned bachelor's courses, a study of teaching plans is necessary. Furthermore, we point out the importance of the consequences that the PPC objectives of training ethical professionals must have, throughout the course experience. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Física. Curso de Astrofísica: Bacharelado.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License