Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPavani, Daniela Borgespt_BR
dc.contributor.authorLima, Hanna Gabrielle Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2024-04-10T06:32:35Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/274454pt_BR
dc.description.abstractA ética no fazer científico se mostra necessária, uma vez que a formação de cientistas não se trata da formação de meros técnicos, mas de seres humanos impelidos a tomar decisões. Desta forma, torna-se uma preocupação que bacharéis em Física e Astronomia tenham sua formação pautada na ética. Para analisar esta questão, nos debruçamos sobre os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) das universidades com maior número de publicações em Física e Astronomia em busca do termo “ética”. Esta análise teve como referencial teórico capítulos do livro “A Construção das Ciências” de Gérard Fourez e as diretrizes éticas das sociedades científicas Sociedade Brasileira de Física (SBF) e Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). Como resultado, obtivemos que nem todos os PPCs analisados citam o termo “ética” e, para os que citam, comumente não se contextualiza seu sentido. Relacionando com as diretrizes éticas adotadas, os contextos mais comuns se tratam da defesa da sociedade e meio ambiente e ensino e divulgação de ciências. Concluímos que para uma análise mais completa da presença do debate ético dentro dos cursos de bacharelado citados, é necessário um estudo de planos de ensino. Ademais, apontamos a importância dos desdobramentos que os objetivos do PPC de formar profissionais éticos devem ter, em toda experiência do curso.pt_BR
dc.description.abstractEthics in scientific practice is necessary, since the training of scientists is not about training mere technicians, but human beings impelled to make decisions. Therefore, it becomes a concern that graduates in Physics and Astronomy have their training based on ethics. To analyze this issue, we looked at the Course Pedagogical Projects (PPCs) of universities with the largest number of publications in Physics and Astronomy in search of the term “ethics”. This analysis had as theoretical reference chapters from the book “The Construction of Sciences” by Gérard Fourez and the ethical guidelines of the scientific societies Brazilian Physics Society (SBF) and Brazilian Astronomical Society (SAB). As a result, we found that not all PPCs analyzed mention the term “ethics” and, for those that do, its meaning is often not contextualized. Related to the adopted ethical guidelines, the most common contexts are the defense of society and the environment and science teaching and dissemination. We conclude that for a more complete analysis of the presence of ethical debate within the aforementioned bachelor's courses, a study of teaching plans is necessary. Furthermore, we point out the importance of the consequences that the PPC objectives of training ethical professionals must have, throughout the course experience.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectScientific ethicsen
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.subjectPedagogical projecten
dc.subjectBachareladopt_BR
dc.subjectTraining of bachelorsen
dc.titleA ética na Ciência nos projetos pedagógicos dos cursos de Bacharelado em Física e Astronomia no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001199431pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationAstrofísica: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples