Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGama, Fabiene De Moraes Vasconcelospt_BR
dc.contributor.authorFreitas, Thayanne Tavarespt_BR
dc.date.accessioned2024-04-02T06:34:29Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/274403pt_BR
dc.description.abstractEssa pesquisa antropológica aborda o fenômeno do pornobomb, que é uma pintura corporal feita pelos grafiteiros, majoritariamente, em corpos de mulheres nus e seminus. Esta intervenção no corpo está presente em grupos restritos nas redes sociais digitais e é pouco conhecida pelo público em geral. Utilizo a minha trajetória como artista-pesquisadora para apresentar como, a partir dos meus deslocamentos, entrei em contato com mulheres que tiveram proximidade com essa prática ou que tiveram seus corpos pintados. Tenho o objetivo de analisar como essas mulheres se compreendem neste processo e como o desenho pode ser parte fundamental da narrativa e da reflexão antropológica com imagens. Dialoguei com sete mulheres nas cidades de Belém (PA) e Porto Alegre (RS), discutindo suas trajetórias, suas maneiras de se relacionar com temas tais como arte, corpo, sexualidades, consentimentos. Eu me inspirei nessas narrativas como repertório imagético a ser usado nos desenhos que compõem a tese. Por fim, o pornobomb é uma prática que produz imagens de si e do outro, reforçando relações de poder entre homens e mulheres, mas, ao mesmo tempo, envolto em outros tipos de relações que envolvem o prazer, a agência e as negociações provocadas por essas mulheres pintadas.pt_BR
dc.description.abstractThis anthropological research addresses the phenomenon of “pornobomb”, which is a type of body painting made mostly on the bodies of naked and half-naked women by male graffiti artists. The images of these painted bodies are shared in restricted groups on social media and are little known by the general public. I use my trajectory as an artist-researcher to present how, from my displacements, I came into contact with women who were close to this practice or who had their bodies painted. My aim is to analyze how these women understand themselves in this process and how drawing can be a fundamental part of the anthropological narrative and their reflection with images. I spoke with seven women in the Brazilian cities of Belém (PA) and Porto Alegre (RS), discussing their social trajectories and ways of relating to themes such as art, body, sexuality and consent. I was inspired by their narratives to produce an imagery repertoire which was used in the drawings that I made in this thesis. I highlight that the “pornobomb” is a practice that produces images of oneself and the other, reinforcing power relations between men and women, but at the same time it is a practice that are produce among different, and in some time contradictory types of relations that combine negotiation, pleasure and agency.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAnthropologyen
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.subjectWomenen
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectGrafitept_BR
dc.subjectGraffitien
dc.subjectDrawingen
dc.subjectPornobomben
dc.titleSeguindo as linhas das mulheres pintadas : estudo antropológico do desenho e do pornobombpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001200061pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Socialpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples