'Hoje é dia de prova?' : pedagogia de projetos e práticas avaliativas afins
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Maria Bernadette Castro | pt_BR |
dc.contributor.author | Pfaffenseller, Carina | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-01-12T05:59:44Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/27415 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo de caso de caráter qualitativo teve como objetivo investigar as práticas avaliativas exercidas em uma instituição privada de Ensino Fundamental, localizada em Porto Alegre/RS, para estabelecer possíveis relações com os princípios referenciais de uma Pedagogia de Projetos. Embasa-se nas ideias de Josette Jolibert, no que se refere à Pedagogia de Projetos e nas abordagens de Fernando Hernández sobre Projetos de Trabalho. Com a intenção de obter informações sobre como estão sendo constituídas as posições de futuros professores acerca das práticas avaliativas afins à Pedagogia de Projetos, foram entrevistados 30 estudantes do Curso de Pedagogia/UFRGS. No que se refere à escola investigada, foram analisados documentos avaliativos, trabalhos discentes e, ainda, planilhas sobre o planejamento de Projetos. Houve consulta ao site da escola e foi realizada uma entrevista com a coordenadora pedagógica. As análises indicaram que os professores em formação no Curso de Pedagogia parecem perceber que as práticas avaliativas afins à Pedagogia de Projetos se caracterizam como processuais e se apoiam em observações e registros diários. Os materiais avaliativos pertinentes a essas práticas mais citados foram: portfólios, pareceres descritivos e fichas avaliativas. Na instituição escolar a organização de propostas curriculares com base na Pedagogia de Projetos se mostrou como uma alternativa efetiva. Indicadores dessa constatação referem-se aos objetivos da escola, suas finalidades de atuação, às propostas efetivas e às relações estabelecidas entre escola e pais. Essas análises sugerem uma prática pedagógica contextualizada e afim aos princípios da Pedagogia de Projetos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Pedagogia de projetos | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.title | 'Hoje é dia de prova?' : pedagogia de projetos e práticas avaliativas afins | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000764461 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1401)