Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRodrigues, Maria Bernadette Castropt_BR
dc.contributor.authorPfaffenseller, Carinapt_BR
dc.date.accessioned2011-01-12T05:59:44Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/27415pt_BR
dc.description.abstractEste estudo de caso de caráter qualitativo teve como objetivo investigar as práticas avaliativas exercidas em uma instituição privada de Ensino Fundamental, localizada em Porto Alegre/RS, para estabelecer possíveis relações com os princípios referenciais de uma Pedagogia de Projetos. Embasa-se nas ideias de Josette Jolibert, no que se refere à Pedagogia de Projetos e nas abordagens de Fernando Hernández sobre Projetos de Trabalho. Com a intenção de obter informações sobre como estão sendo constituídas as posições de futuros professores acerca das práticas avaliativas afins à Pedagogia de Projetos, foram entrevistados 30 estudantes do Curso de Pedagogia/UFRGS. No que se refere à escola investigada, foram analisados documentos avaliativos, trabalhos discentes e, ainda, planilhas sobre o planejamento de Projetos. Houve consulta ao site da escola e foi realizada uma entrevista com a coordenadora pedagógica. As análises indicaram que os professores em formação no Curso de Pedagogia parecem perceber que as práticas avaliativas afins à Pedagogia de Projetos se caracterizam como processuais e se apoiam em observações e registros diários. Os materiais avaliativos pertinentes a essas práticas mais citados foram: portfólios, pareceres descritivos e fichas avaliativas. Na instituição escolar a organização de propostas curriculares com base na Pedagogia de Projetos se mostrou como uma alternativa efetiva. Indicadores dessa constatação referem-se aos objetivos da escola, suas finalidades de atuação, às propostas efetivas e às relações estabelecidas entre escola e pais. Essas análises sugerem uma prática pedagógica contextualizada e afim aos princípios da Pedagogia de Projetos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPedagogia de projetospt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.title'Hoje é dia de prova?' : pedagogia de projetos e práticas avaliativas afinspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000764461pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples