Mostrar el registro sencillo del ítem
Juvenilização na EJA : experiências e desafios
dc.contributor.advisor | Bortolini, Maria Cristina | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Líbia Suzana Garcia da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-01-12T05:59:44Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/27414 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho pretende abordar o fenômeno da juvenilização na EJA como aspecto de fundamental importância no atual campo dessa modalidade de ensino. A escolha da temática deve-se à experiência vivida durante a prática docente de estágio. Entre os estudos pesquisados, observa-se que há pouca produção de trabalhos que buscam estabelecer relações entre as experiências vividas por estagiários e o campo do ordenamento legal e das políticas públicas que tratam do fenômeno. Assim, os objetivos do trabalho são: refletir a juvenilização na EJA; apontar os motivos pelos quais, tantos jovens, optam cada vez mais cedo pela modalidade; apresentar as políticas públicas que retratam o fenômeno; descrever e analisar as singularidades ocorridas nas práticas pedagógicas do estágio. A metodologia emerge do estudo de caso, tendo como instrumentos: diário de classe; observação-interrogação (entrevistas e questionários); observação participante; revisão da produção acadêmica; e revisão bibliográfica. Sendo um fenômeno dos anos 90, a juvenilização é o rejuvenescimento da população que frequenta a EJA. A presença significativa de jovens, inclusive adolescentes, é o resultado de uma migração do ensino regular para o ensino da EJA. Por muito tempo, a EJA esteve configurada só como Educação de Adultos, objetivando principalmente a alfabetização e a própria escolarização dessas pessoas. Ultimamente, há a juvenilização nessa modalidade. Assim, a EJA deve alargar seu campo de análise, considerando os novos perfis dos alunos. Além disso, as faixas etárias, as necessidades, as potencialidades e as expectativas em relação à vida dos novos alunos precisam ser consideradas para que se efetive o atendimento pleno dos adolescentes, jovens e adultos que buscam seus direitos em educação. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Juventude | pt_BR |
dc.title | Juvenilização na EJA : experiências e desafios | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000764715 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Pedagogía (1400)