Implementação numérica de assento veicular com suspensão passiva do tipo KDamper
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2024Author
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Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Atenuar vibrações em estruturas mecânicas sujeitas a vibrações excessivas é uma abordagem essencial para prolongar a vida útil da estrutura e reforçar a segurança das pessoas. Os amortecedores de controle passivo, como o KDamper e o TMD (Tuned Mass Damper), surgem como dispositivos a serem acoplados às estruturas, visando reduzir as vibrações. Este estudo tem como objetivo comparar a amplificação dinâmica entre o KDamper e o TMD, além de analisar o desempenho do amortecedor com maior eficiência ...
Atenuar vibrações em estruturas mecânicas sujeitas a vibrações excessivas é uma abordagem essencial para prolongar a vida útil da estrutura e reforçar a segurança das pessoas. Os amortecedores de controle passivo, como o KDamper e o TMD (Tuned Mass Damper), surgem como dispositivos a serem acoplados às estruturas, visando reduzir as vibrações. Este estudo tem como objetivo comparar a amplificação dinâmica entre o KDamper e o TMD, além de analisar o desempenho do amortecedor com maior eficiência na faixa de atenuação de ressonância, procede se à análise da atenuação que esse dispositivo proporciona nas respostas dinâmicas de um assento veicular. A avaliação é conduzida por meio de funções de transferência, comportamento dinâmico e análises gráficas, empregando comparações numéricas dentro do ambiente de programação do software Matlab. ...
Abstract
Mitigating vibrations in mechanical structures exposed to excessive oscillations is an essential approach to extend the structural lifespan and enhance human safety. Passive control dampers, such as the KDamper and Tuned Mass Damper (TMD), emerge as devices to be integrated into structures with the aim of reducing vibrations. This study aims to compare the dynamic amplification between KDamper and TMD, while also analyzing the performance of the damper with higher efficiency in the resonance at ...
Mitigating vibrations in mechanical structures exposed to excessive oscillations is an essential approach to extend the structural lifespan and enhance human safety. Passive control dampers, such as the KDamper and Tuned Mass Damper (TMD), emerge as devices to be integrated into structures with the aim of reducing vibrations. This study aims to compare the dynamic amplification between KDamper and TMD, while also analyzing the performance of the damper with higher efficiency in the resonance attenuation range. The analysis focuses on the attenuation that this device provides in the dynamic responses of a vehicular seat. Evaluation is conducted through transfer functions, dynamic behavior, and graphical analyses, employing numerical comparisons within the Matlab programming environment. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Mecânica.
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