Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCollares, Darlipt_BR
dc.contributor.authorBastos, Taiane dos Reispt_BR
dc.date.accessioned2011-01-12T05:59:41Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/27402pt_BR
dc.description.abstractNo presente trabalho objetivo investigar a ação docente nos momentos de brincar livre das crianças de educação infantil. Apresento uma reflexão acerca da importância do brincar para o desenvolvimento das crianças e sobre como as professoras têm desenvolvido esse essencial momento pedagógico. A coleta de dados ocorreu através de entrevista estruturada com oito professoras das redes públicas e privadas de ensino da região metropolitana de Porto Alegre, as quais se dispuseram a participar de meu estudo. Analiso suas concepções e ações, ou seja, o que pensam sobre o brincar, o que propõem de brincadeiras e o que fazem enquanto as crianças brincam. Utilizo-me de autores como, Jean Piaget, Tânia Fortuna, entre outros. Alguns elementos encontrados na fala das professoras, são fundamentais para compreender os resultados finais da pesquisa – que embora não sejam determinantes, são indispensáveis na reflexão acerca da ação docente – apontando questões como, condições de trabalho e motivação profissional como pontos-chave para o fazer pedagógico em relação ao brincar.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectBrincadeirapt_BR
dc.titleHora de brincar : onde está a professora?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000764745pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples