Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCorso, Helena Vellinhopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Marina Mendes dapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-22T05:05:06Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/274009pt_BR
dc.description.abstractA leitura de textos narrativos, motivada pelas emoções, provoca a vivência de estados de bem estar, além do desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes. Para que estes benefícios sejam adquiridos através da leitura, é necessário que esta seja feita de forma compreensiva. O principal objetivo deste estudo de caso é verificar a viabilidade e os resultados obtidos a partir da aplicação do Programa Leitura e Encantamento (LE) com um paciente da oncologia pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e a verificação de seu impacto sobre as habilidades de leitura e o bem estar da criança. Antes e depois da aplicação do Programa LE, foi realizada uma entrevista e aplicação de dois instrumentos de avaliação padronizados das competências leitoras. A comparação dos resultados do pré e do pós-teste demonstra a significativa evolução das habilidades de compreensão de leitura do paciente após a aplicação do Programa LE, assegurando os efeitos da biblioterapia e reforçando a necessidade de intervenções sistematizadas, no ambiente hospitalar, relacionadas à leitura.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.titlePromoção da compreensão leitora e do bem estar de crianças e adolescentes na oncologia pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre: um estudo de caso através da aplicação do Programa Leitura e Encantamentopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001198864pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples