Cartografias oníricas: o sonhário como forma de registro na constituição do sujeito na infância
Fecha
2024Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Essa investigação busca traçar pistas oníricas sobre as infâncias e responder perguntas que atravessaram meu caminho como docente na educação infantil e bolsista de iniciação científica no projeto Onírico: o primeiro jornal oniropolítico do Brazil. È através da metodologia cartográfica que busco compreender o que sonham as crianças do nosso tempo e como narram e registram suas produções oníricas, fazendo uma investigação qualitativa com entrevistas semiestruturadas de duas crianças de 5 anos da ...
Essa investigação busca traçar pistas oníricas sobre as infâncias e responder perguntas que atravessaram meu caminho como docente na educação infantil e bolsista de iniciação científica no projeto Onírico: o primeiro jornal oniropolítico do Brazil. È através da metodologia cartográfica que busco compreender o que sonham as crianças do nosso tempo e como narram e registram suas produções oníricas, fazendo uma investigação qualitativa com entrevistas semiestruturadas de duas crianças de 5 anos das quais me debrucei sobre seus sonhários (diários de sonhos) que foram produzidos através de desenhos e registros também feitos por suas responsáveis. Neste percurso me uno a autores como Sidarta Ribeiro e Ailton Krenak para compor uma outra cosmologia sobre as infâncias e apresentar suas narrativas oníricas como elementos fundamentais sobre o seu desenvolvimento, apresentando como resultado pistas em suas falas e registros que contam sobre si, suas hipóteses sobre o mundo e como esses elementos oníricos se misturam também com o desejo e elaboram-os enquanto sujeitos da infância e cidadãos. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Pedagogía (1400)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License